Governo Lula retomou projeto na última quarta-feira (7) e proposta é ampliar ainda mais a ofertas de remédios gratuitos para a população
O governo Lula retomou na última quarta-feira (7), o programa Farmácia Popular e promete ampliar ainda mais o número de medicamentos gratuitos para a população, que até o momento garantem remédios para asma, hipertensão e diabetes, enquanto para as demais doenças são oferecidos por preços mais baixos.
Em setembro de 2022, o governo de Jair Bolsonaro havia cortado 59% das verbas do programa para a previsão orçamentária de 2023, o que acabou sendo revisto pela atual gestão.
Bolsa Família
Os 55 milhões de brasileiros que são beneficiados pelo programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis no Farmácia Popular. Para retirar o remédio o usuário deverá procurar uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, com documento de identidade e CPF. Não será necessário um novo cadastro prévio, pois segundo o Ministério da Saúde, o reconhecimento dos beneficiados pelo Bolsa Família será feito automaticamente.
Mulheres beneficiadas
A nova versão do programa garantirá ainda o direito para que todas as mulheres retirem gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose, além de contraceptivos. Segundo cálculo do governo, pelo menos 5 milhões de mulheres em todo o país serão beneficiadas com a retirada gratuita desses medicamentos, pois antes elas pagavam metade do valor.
Povos indígenas
Os povos indígenas também terão prioridade no Farmácia Popular. O Ministério da Saúde promete facilitar o acesso aos medicamentos, elevando a oferta nos programas de assistência farmacêutica básica oferecida nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o que garantirá o acesso gratuito aos 40 medicamentos disponibilizados pelo programa.
Municípios priorizados
Os municípios de maior vulnerabilidade que aderirem ao programa “Mais Médicos” serão priorizados pelo governo. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar o credenciamento de unidades em todo o país, sendo que 94,4% são da região mais pobre, no Norte e Nordeste do Brasil.
Medicamentos para asma, hipertensão e diabetes serão gratuitos para toda a população brasileira.
Confira no link abaixo, os 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular.