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Saiba como se proteger do golpe da falsa central de atendimento bancário

Reprodução

14 de junho de 2024

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou nesta quarta-feira (12/6) operação que prendeu oito pessoas que aplicavam o chamado “golpe da falsa central de banco”.

No golpe, os fraudadores ligavam para as vítimas de uma falsa central, alegando que detectaram uma operação bancária fraudulenta, e seria necessário a entrega do cartão e do celular para uma perícia.

Para evitar golpes, as instituições financeiras ensinam que é necessário ficar atento a alguns detalhes. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos nunca solicitam o cartão e celular do cliente, e nem enviam funcionários à residência para busca-los.

A Febraban alerta ainda que os bancos nunca ligam para seus clientes pedindo senhas, número do cartão ou transferência bancária de qualquer valor.

De acordo com a entidade, caso receba uma ligação dessas e esteja com dúvida, entre em contato com a com a instituição por canais oficiais, como aplicativos ou o número telefônico presente no verso do cartão.

Saiba como se proteger

  • Ao receber a ligação e do outro lado da linha alguém pedir que você confirme dados sensíveis — senhas ou número do cartão –, desligue imediatamente;
  • Após receber ligação, entre em contato com a central de atendimento do seu banco por um canal oficial;
  • Nunca faça transferências via telefone. Se um suposto funcionário de banco ligar dizendo que houve algum problema com alguma movimentação e que a operação precisa ser feita novamente, não transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguma outra conta que você não conheça;
  • Verifique os dispositivos conectados à conta. Se desconfiar que a sua conta bancária foi invadida, procure verificar os últimos dispositivos onde ela esteve conectada. Assim, é possível saber se foi acessada de aparelho celular ou computador que você não conhece e, então, desconectá-la;
  • Se receber SMS suspeito, entre no app e confirme a informação.
  • Se supostamente for alertado sobre compras indevidas no seu cartão de crédito, consulte a fatura e as transações recentes no próprio app da instituição financeira;
  • Não instale nenhum aplicativo no celular ou computador a pedido de suposto atendente. Golpistas orientam as vítimas a baixar apps de acesso remoto, o que permite que eles movimentem sua conta à distância;
  • Fique alerta a mensagens enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp, que informam falsas compras realizadas e indicam um contato para confirmação;
  • Não clique em links ou baixe aplicativos suspeitos.
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