É cada vez mais comum fraudadores se passarem por funcionários de bancos para aplicar golpes em clientes
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou nesta quarta-feira (12/6) operação que prendeu oito pessoas que aplicavam o chamado “golpe da falsa central de banco”.
No golpe, os fraudadores ligavam para as vítimas de uma falsa central, alegando que detectaram uma operação bancária fraudulenta, e seria necessário a entrega do cartão e do celular para uma perícia.
Para evitar golpes, as instituições financeiras ensinam que é necessário ficar atento a alguns detalhes. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos nunca solicitam o cartão e celular do cliente, e nem enviam funcionários à residência para busca-los.
A Febraban alerta ainda que os bancos nunca ligam para seus clientes pedindo senhas, número do cartão ou transferência bancária de qualquer valor.
De acordo com a entidade, caso receba uma ligação dessas e esteja com dúvida, entre em contato com a com a instituição por canais oficiais, como aplicativos ou o número telefônico presente no verso do cartão.
Saiba como se proteger
- Ao receber a ligação e do outro lado da linha alguém pedir que você confirme dados sensíveis — senhas ou número do cartão –, desligue imediatamente;
- Após receber ligação, entre em contato com a central de atendimento do seu banco por um canal oficial;
- Nunca faça transferências via telefone. Se um suposto funcionário de banco ligar dizendo que houve algum problema com alguma movimentação e que a operação precisa ser feita novamente, não transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguma outra conta que você não conheça;
- Verifique os dispositivos conectados à conta. Se desconfiar que a sua conta bancária foi invadida, procure verificar os últimos dispositivos onde ela esteve conectada. Assim, é possível saber se foi acessada de aparelho celular ou computador que você não conhece e, então, desconectá-la;
- Se receber SMS suspeito, entre no app e confirme a informação.
- Se supostamente for alertado sobre compras indevidas no seu cartão de crédito, consulte a fatura e as transações recentes no próprio app da instituição financeira;
- Não instale nenhum aplicativo no celular ou computador a pedido de suposto atendente. Golpistas orientam as vítimas a baixar apps de acesso remoto, o que permite que eles movimentem sua conta à distância;
- Fique alerta a mensagens enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp, que informam falsas compras realizadas e indicam um contato para confirmação;
- Não clique em links ou baixe aplicativos suspeitos.