Conforme ocorre anualmente no período de festas de final de ano, restrição de circulação não vai funcionar
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos a partir desta segunda-feira (22). A restrição de circulação aos carros volta a funcionar em 12 de janeiro.
Com a medida, veículos poderão circular todos os dias independentemente do final da placa do veículo. A suspensão do rodízio foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 27 de novembro.
A flexibilização não se aplica aos caminhões, que têm restrições específicas. Permanecem em operação também as demais restrições em vigor na cidade, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
O rodízio de veículos na cidade de São Paulo restringe a circulação de carros no chamado centro expandido nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.
A restrição se aplica pelo número final da placa: segunda, 1 e 2; terça, 3 e 4; quarta, 5 e 6; quinta, 7 e 8; sexta, 9 e 0.
A região compreendida pelo rodízio de veículos em São Paulo compreende um anel viário em torno do centro expandido, delimitado por trechos das marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
O desrespeito ao rodízio de veículos implica em multa, com registro de infração média, resultando em cobrança de R$ 130,16 e a marcação de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).