fbpx
Início Notícias Preço dos alimentos cai mais no Brasil do que no restante do mundo
Notícias

Preço dos alimentos cai mais no Brasil do que no restante do mundo

Fabiane de Paula

6 de agosto de 2023

Queda no preço de alimentos básicos é sentido no bolso pelo consumidor. Óleo de soja registrou recuo de 29% entre janeiro e julho, diante da alta de 164% durante o governo Bolsonaro

A cada dia, os fatos e os dados vão destruindo a narrativa de parte da mídia liberal e de bolsonaristas que Lula tem “sorte” na condução da Economia. O resultado, no entanto, está sendo sentido no bolso por milhões de brasileiros, especialmente na hora de ir ao supermercado.

Segundo o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA), medido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), houve uma redução de 11,4% dos preços pagos ao produtor em quatro categorias de alimentos no Brasil.

Já os preços internacionais de alimentos tiveram uma retração de 3,3% no mesmo período, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

De acordo com o Cepea, houve uma retratação acumulada de 13,3% no preço dos alimentos no Brasil no primeiro semestre de 2023, comparada ao mesmo período do ano anterior.

O índice mede produtos básicos, principalmente grãos – algodão, arroz, milho, soja e trigo -, que tiveram uma retração de 20,6% no valor pago aos produtores, o que reflete na redução dos preços no supermercado.

O preço da soja, que serve de base para muitos produtos, caiu 21% no semestre. O milho e o trigo registaram quedas de 20% e 17%, respectivamente. A arroba do boi registrou uma queda de 19% e o frango de 15%.

Outro produto que refletiu na queda dos preços foi o óleo de soja, que teve uma redução 29% nos sete primeiros meses do ano. No governo Jair Bolsonaro (PL), o produto registrou um aumento de 164%.

O reflexo do IPPA pode ser visto na queda dos preços dos alimentos nos supermercados, que chegou a 1,1% em julho, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). É o maior recuo mensal nos preços desde agosto de 2017.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons