fbpx
Início Notícias Preço da carne em queda: filé-mignon foi o que mais barateou
Notícias

Preço da carne em queda: filé-mignon foi o que mais barateou

Divulgação

15 de setembro de 2023

Produto ficou 15% mais em conta, segundo a inflação oficial. Mas os valores vêm caindo mais intensamente no campo do que nas prateleiras dos supermercados

preço da carne bovina está em queda e todos os cortes ficaram mais baratos em agosto. O destaque é para o filé-mignon, que ficou 15% mais em conta na comparação com um ano antes, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado na última terça-feira (12).

Outros cortes que se destacaram na deflação foram peito, alcatra e capa de filé (veja na tabela abaixo).

Por que caiu? A queda é influenciada pelo preço com que o boi é vendido no campo, que, apenas neste ano, diminuiu cerca de 30%, na comparação entre janeiro e setembro. Esse declínio, por sua vez, é motivado pela alta oferta de animais no pasto.

https://3be1805992caffb25f83bb1e383d82a1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html Ainda assim, outros custos da cadeia de carne bovina estão impedindo que o produto nos supermercados tenha queda ainda mais intensa, como o fato de ter menos abates pelos frigoríficos, por causa da queda no consumo.

Além disso, as redes varejistas estariam mantendo uma margem alta de lucro neste ano, segurando os preços, afirma o analista da Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias.

Ao g1, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) disse que é preciso considerar os custos de logística, de energia, na armazenagem, na exposição nas lojas, bem como, a demanda da carne bovina no mercado internacional.

Compartilhe
Fonte: g1.globo.com Escrito por: Vivian Souza, g1 Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco