Movimento sindical cobrou dos banqueiros antecipação da segunda parcela para todos os Bancários.
Os bancários foram a primeira categoria a conquistar o direito à PLR previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional, em 1995. A luta conjunta ao lado do Sindicato garantiu outros avanços como forma de distribuir renda por meio da Participação nos Lucros de Resultados dos bancos. Na Campanha Nacional Unificada de 2007, a mobilização da categoria garantiu o valor adicional à PLR. Além disso, desde 2013, os trabalhadores têm direito à PLR sem IR para determinados valores e, a partir desses, descontos progressivos.
Tudo que está na CCT é fruto da organização dos trabalhadores ao lado dos Sindicatos. Como em todos os anos, o movimento sindical enviou carta aos bancos solicitando a antecipação do pagamento da segunda parcela da PLR aos bancários. Reforçamos às instituições financeiras que nos meses de janeiro e fevereiro concentram-se as maiores despesas por parte dos trabalhadores, em razão da cobrança de IPTU, IPVA, matrícula, material escolar. E com a divulgação dos balanços de 2017, e seus lucros bilionários, os bancos podem e devem pagar.
Citibank, Bradesco e Safra já atenderam à reivindicação do movimento sindical. O Citi pagou no dia 1º de fevereiro, o Bradesco e a Losango pagaram no dia 9. O Santander creditará no dia 20 e o Safra no dia 23. A data limite para pagamento, prevista na CCT é 2 de março.
# Em caso de demissão procure o sindicato imediatamente antes de homologar
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
# Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)
Crédito: Linton Publio
Fonte: Com informações SEEB SP
Escrito por: Cláudia Motta