fbpx
Início Notícias Itaú Pinos contra moradores de rua mostram respeito do Itaú só na publicidade
ItaúNotícias

Pinos contra moradores de rua mostram respeito do Itaú só na publicidade

Reprodução Twitter

4 de janeiro de 2023

Na propaganda do Itaú tudo é respeito, bondade, humanidade e esperança. Na realidade, o banco coloca obstáculos para que o morador em situação de rua ou mesmo pessoas comuns não se abriguem nas suas marquises, em São Paulo/Capital

Causou indignação nas redes virtuais a foto de pinos de concreto colocados pelo Itaú sobre a calçada de uma agência do banco em São Paulo para impedir que moradores de rua pudessem ali se abrigar. A internauta Liih Guimarães foi uma das que fez um comentário crítico ao banco no Twitter: “Na propaganda é tudo lindo, hein, Itaú? Respeito tbm com os que precisam das marquises para se abrigar. Comecem dando o exemplo e sendo mais humanos. Podem ajudar o projeto do padre Júlio Lancellotti”, escreveu.

O comentário é uma referência à campanha publicitária de fim de ano em que o Itaú, num vídeo, mostra uma criança e artistas famosos. A criança diz que o mais importante é o respeito. A atriz Fernanda Montenegro pergunta com carinho: “Mas as outras palavras, bondade, humanidade, esperança, hum?” E a criança responde: “Sem respeito, elas não existem”. A atriz e outros artistas concordam. Uma voz ao fundo, acompanhada da logomarca do Itaú, completa: “respeito por todo o mundo, muda o mundo”.

A publicidade, no entanto, mostra uma clara contradição com a realidade, não só em relação ao uso de instalações para impedir que pessoas que não têm onde morar se protejam dormindo debaixo das marquises. Também às bancárias e bancários demitidos ou os que ficam e enfrentam a sobrecarga de trabalho e o assédio moral das metas abusivas. E ainda os clientes dos quais o banco cobra juros e tarifas altíssimas.

Pinos são ilegais

A colocação de peças para impedir a presença de população sem moradia é proibida por lei aprovada pelo Congresso Nacional e vetada no fim do ano pelo então presidente Jair Bolsonaro, veto este derrubado pelo Congresso em 16 de dezembro, sendo a lei promulgada em 21 de dezembro. Por isto o texto da postagem feita no Twitter sugere que o Itaú leve a sério a sua propaganda apoiando ‘o projeto do padre Júlio Lancellotti’.

Como é uma legislação proposta pelo padre, bastante conhecido pelo seu trabalho de proteção aos que não têm onde morar, ganhou o nome de Lei Padre Júlio Lancellotti. O projeto, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), tramitou no Senado, onde foi aprovado, o mesmo acontecendo na Câmara dos Deputados.

O texto proíbe o uso de materiais ou estruturas para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos, a chamada “arquitetura hostil”.

“Me surpreendeu a velocidade com que o veto foi derrubado”, disse o padre Júlio em conversa com a jornalista Camila da Silva, do site da CartaCapital. “É o início de uma luta contra a aporofobia (termo que significa ódio aos pobres). Eu recebi com alegria, com emoção e com gratidão. Esperamos agora que todos se empenhem muito para que esses obstáculos sejam removidos e tenham respostas de acolhimento, porque não basta tirar, é preciso ter respostas”.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons