fbpx
Início Notícias Os efeitos dos venenos na vida das mulheres
Notícias

Os efeitos dos venenos na vida das mulheres

17 de março de 2011

A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) realiza desde o ano de 2008 a reavaliação de 14 ingredientes ativos em agrotóxicos no Brasil, 12 já proibidos em outros países. Algumas Empresas de Agrotóxicos, e o Sindicato Nacional da Indústria de Agrotóxicos recorreram ao Judiciário para impedir a agência de continuar fazendo fiscalização.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que ocorra no mundo, cerca de 3 milhões de intoxicações agudas por agrotóxicos. Dessas, 70% ocorrem nos países do chamado Terceiro Mundo, (no qual o Brasil está incluído); ocorrendo sobre trabalhadores e trabalhadoras que tem contato direto ou indireto com esses produtos.

Segundo a OIT ocorrem 70 mil mortes por ano em conseqüência do uso e manipulação dos agrotóxicos. Isso só nos países de terceiro mundo!

No Brasil, a segunda causa de intoxicação depois de medicamentos se dá pelos agrotóxicos. Muitas doenças estão surgindo ou aumentando como conseqüência do uso de veneno: câncer, alergias, doenças do sistema nervoso, da reprodução, do sistema imunológico.

O uso inadequado de agrotóxicos, segundo dados da Rede Mulher e Educação, ocasiona em mulheres abortos, fetos com má formação.

São as mulheres e homens trabalhadores de baixa renda, os desempregados, as comunidades tradicionais, os grupos étnicos os que são condenados a viver nas áreas mais contaminadas e ingerir os alimentos cheios de agrotóxicos.

E para piorar, as mesmas empresas que produzem veneno são as que fabricam os remédios. Elas não estão nem ai pra nossa saúde! O mais importante é vender! É o lucro! Cuidado com essa combinação: veneno = medicamentos. São as mesmas empresas!

Fonte: M

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons