Dez capitais do Centro-Sul devem registrar temperaturas acima de 30 °C nesta terça-feira
Uma onda de calor, que atua sobre o Centro-Sul do país desde início da semana, pode causar sensação térmica acima dos 50 °C em vários lugares nesta terça-feira (11), principalmente nas regiões Sul e Sudeste. A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que 10 capitais do Centro-Sul devem registrar temperaturas acima de 30 °C.
Segundo os meteorologistas do MetSul, esta terça-feira (11) pode ser o dia mais quente de onda de calor no Sul do Brasil. Alguns municípios do Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas máximas entre 40 °C e 43 °C. Cidades do Paraná e de Santa Catarina também devem ser muito afetadas. Em algumas localidades, a sensação térmica pode ser maior que de 50 °C.
Na região Sul, a onda termina na quarta-feira (12) com a aproximação de uma frente fria. Já na região Sudeste, o calor deve ficar mais intenso a partir da quarta, com temperaturas próximas aos 40 °C no Rio de Janeiro, entre 34 °C e 35 °C em São Paulo.
De acordo com o MetSul, o calorão no Sudeste também pode causar temporais, com maior movimento atmosférico e formação de nuvens carregadas. As chuvas devem ser intensas e com vendavais, mas com curtos períodos de duração. Há chance de chuva de granizo em algumas localidades. Os temporais mais fortes devem cair principalmente em Minas Gerais e São Paulo.
Segundo os meteorologistas do Inmet, o calor deve ser muito intenso nesta terça nas seguintes capitais:
- Porto Alegre: máxima de 39 °C.
- Florianópolis: máxima de 33 °C.
- Curitiba: máxima de 30 °C.
- São Paulo: máxima de 32 °C.
- Rio de Janeiro: máxima de 37 °C.
- Vitória: máxima de 32 °C.
- Belo Horizonte: máxima de 31 °C.
- Campo Grande: máxima de 34 °C.
- Cuiabá: máxima de 31 °C.
- Goiânia: máxima de 31 °C.