Nesta quarta-feira, das 10h às 12h, dia 02/06, todas as 12 unidades da Nossa Caixa da Baixada Santista, com cerca de 400 funcionários, foram paralisadas das 10h às 12h. A paralisação faz parte de um calendário de luta contra a discriminação e a retirada de direitos imposta aos funcionários da Nossa Caixa depois de incorporados pelo Banco do Brasil.
No fim da tarde, o diretor do BB responsável por toda a transição do pessoal da Nossa Caixa para o Banco do Brasil, Carlos Netto, entrou em contato com a diretoria do Sindicato solicitando toda as demandas reivindicadas pelos funcionários para análise, alegando que desconhece o assunto!
Funcionários incorporados pelo BB são discriminados e perdem direitos
Depois da incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil os cerca de 400 funcionários da Nossa Caixa, na baixada santista, estão sendo prejudicados e discriminados. Estão tendo seus direitos retirados sem nenhuma explicação da diretoria do Banco do Brasil -BB.
Os representantes do BB dizem que todos, agora, são seus funcionários. Contudo e principalmente os bancários da Nossa Caixa estão arcando com as perdas da fusão como a gratificação variável, o plano de saúde da Cassi , plano de previdência da Previ, Plano de Cargos e Salários e outros direitos.
Por isso, foi realizada um Encontro, dia 26/05, no Sindicato dos Bancários de Santos e Região, onde foi deliberado pelos funcionários do BNC um calendário de paralisações:
CALENDÁRIO DE PARALISAÇÕES
– Dia 02/06/2010
Paralisação de 2 horas em todas as agências da Nossa Caixa em toda a região,
das 10h às 12h
– Dia 09/06/2010
Assembleia às 19h, na Av. Washington Luiz, 140, Santos – Sindicato dos Bancários de Santos e Região para debater a organização do movimento de paralisação
– Dia 10/06/2010
Paralisação de 24h, em todas as unidades da Nossa Caixa
CARTA ABERTA DISTRIBUIDA
Desde a incorporação do banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil (BB), o BB vem retirando os direitos do funcionários.
No discurso todos são funcionários do BB, mas na prática, o pessoal da Nossa Caixa, está sendo tratado como bancário de 2ª categoria, veja:
– A gratificação variável anual simplesmente deixou de ser paga e a diretoria do BB recusa-se a negociar;
– O convênio de saúde com a Cassi (plano de saúde do BB) foi extinto depois que vários prestadores de serviço se descredenciaram do Economus (plano de saúde e previdência dos funcionários da Nossa Caixa) e passaram para a Cassi. Agora, muitos bancários estão sem assistência médica;
– Os concursados do BB têm o direito, ao tomarem posse, de optarem em ser participantes do Plano de Previdência da Previ. Já os bancários da Nossa Caixa (que não têm plano de previdência) este direito não é permitido;
– Grande parte dos ex-funcionários da Nossa Caixa tiveram seus salários rebaixados, entre outras dificuldades sérias que estão enfrentando.
Tudo acontece sem que haja qualquer satisfação do BB aos seus funcionários incorporados. Isto demonstra a falta de respeito com que são tratados pelo Banco do Brasil.