Banco extingue marcação de ponto dos gerentes PJ
O Santander anunciou mais uma mudança na rotina de trabalho que pode prejudicar seus funcionários e funcionárias. Agora, as pessoas afetadas fazem parte do segmento de gerentes de contas empresariais, as denominadas contas PJ. O banco espanhol tem a inteção de abolir a marcação de ponto por esses bancários. A alegação é que essa medida dará maior flexibilidade para que cada um gerencie sua rotina e horários de trabalho para atender as demandas dos clientes.
“Na prática, mais uma vez o banco ataca a qualidade de vida de seus funcionários, tomando uma medida sem qualquer negociação ou comunicação prévia ao movimento sindical, que é quem defende os interesses da categoria. Não compactuamos com essa ação do Santander. Essa mudança pode ter consequências sérias na saúde mental e física os empregados, além de perdas financeiras com a suspensão do pagamento de horas-extras”, reagiu Fabiano Couto, dirigente sindical do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Santander.
Para o movimento sindical, é fundamental que os trabalhadores tenham sua jornada respeitada, mesmo em casos de visitas externas para atendimento aos clientes.
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander exigirá que o banco agende uma reunião para tratar sobre esta questão, que está deixando muitos funcionários apreensivos. Além disso, continuará cobrando o respeito à Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária e ao Acordo Coletivo de Trabalho específico, para evitar prejuízos aos trabalhadores. Além disso, é fundamental o respeito às entidades de representação sindical, que devem negociar antecipadamente todas as mudanças de gestão do banco que interfiram na rotina de trabalho e na vida dos trabalhadores.