fbpx
Início Notícias Movimento sindical pede ao Senado prioridade na vacinação para bancários
Notícias

Movimento sindical pede ao Senado prioridade na vacinação para bancários

28 de junho de 2021

Bancários enviaram ofícios ao Senado solicitando urgência na tramitação do PL 1011/2020, que inclui a categoria na prioridade de vacinação contra a Covid-19

O movimento sindical bancário, por meio da Contraf e Fenae, enviou nesta segunda-feira, 28, ofícios ao presidente e às lideranças partidárias no Senado pedindo a aprovação do PL 1011/2020, que inclui a categoria bancária como prioritária na vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

 

A categoria foi considerada essencial desde o início da pandemia e está na linha de frente, atendendo milhões de brasileiros que precisam dos serviços bancários, como o pagamento do auxílio emergencial por exemplo. Bancários e bancárias sendo considerados trabalhadores essenciais, é fundamental estarem na prioridade do PNI. O Ministério da Saúde também já foi oficiado pelos trabalhadores bancários na luta pela priorização na imunização.

 

A vacinação dos bancários e bancárias ajudará a combater a pandemia para além da categoria, pois reduzirá riscos de contágio também para as pessoas que precisam ir até o banco. Espaços fechados e sem ventilação como agências bancárias são aliados da Covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas.

 

A médica Maria Maeno, pesquisadora em saúde do trabalho, explica que um trabalhador com 8 horas de expediente por dia inala, em média, 4,4 mil litros de ar, e que o vírus presente no ar exalado de uma pessoa infectada pode durar horas em suspensão. Para que haja contaminação do ambiente, então, não é necessário que a pessoa infectada fale, tussa ou espirre, embora essas situações aumentem a possibilidade de transmissão.

 

Ela ressalta também que a transmissão do vírus é “facilitada em ambientes de baixa umidade do ar e em ambientes com baixa ventilação, com renovação de ar insuficiente. Isso faz com que a concentração de vírus no ar cresça, aumentando o risco de infecção e da sua gravidade”.

 

Mortes e sequelas

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostram que a categoria bancária registrou um crescente número de encerramento de contratos de trabalho por morte, seguindo uma tendência similar aos casos de óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

 

No primeiro trimestre de 2020 o impacto da pandemia do novo coronavírus foi quase nulo, com uma média mensal de óbitos de 18,33 vidas. Já no mesmo período deste ano (2021), com o agravamento da pandemia no país, a média mensal de óbitos se elevou para 52 vidas, com crescimento de 176,4%.

 

Sindicato de Santos e Região na luta pela vacina

Desde o ano passado, o Sindicato dos Bancários de Santos e Região vem fazendo uma campanha de prevenção para que os bancos sigam os protocolos firmados entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Em janeiro deste ano, iniciou a campanha pela priorização dos bancários na vacinação. Ganhou reforço nacional do movimento sindical, da Fenaban e de deputados, em março.

 

A luta de todos os bancários e bancárias segue para cobrar e pressionar os senadores pela tramitação e aprovação do PL no Senado. Vacina já!

Fonte: Com informações da Contraf e edição do SEEB Santos

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco