fbpx
Início Notícias Movimento Sindical faz ato contra juros altos na próxima terça-feira (21)
Notícias

Movimento Sindical faz ato contra juros altos na próxima terça-feira (21)

20 de março de 2023

Mobilização quer pressionar o Banco Central e chamar atenção da população sobre as consequências das taxas vigentes no país

Representantes das principais centrais sindicais do país realizam ato na próxima terça-feira (21) contra os juros altos. Os sindicalistas vão se reunir junto à sede do Banco Central (BC) em São Paulo, na Avenida Paulista, para chamar atenção da população sobre as consequências das taxas vigentes no país.

A discussão sobre a alta dos juros ganhou força nos últimos meses, e se tornou ponto de embate entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o BC, que com a decisão do então ministro da Economia Paulo Guedes, na gestão anterior, de conceder a chamada “autonomia”, o governo já não tem mais controle sobre a política cambial e de juros.

Nos próximos dias, o Copom (Comitê de Política Monetária), se reúne para decidir se diminui ou não os juros. Com a Selic atualmente em 13,75% anuais, o ato da próxima terça-feira pretende ser mais um instrumento de pressão junto ao BC para baixar essa taxa.

O cartel dos bancos

A situação chegou ao cúmulo de bancos, como Bradesco e Itaú, e outros, suspenderem o crédito consignado aos aposentados do INSS após o governo Lula baixar as taxas para esta modalidade de empréstimo bancário de 2,14% para 1,70%.

“Os bancos não querem a redução das taxas de juros e isso está sendo observado nas últimas práticas. Eles seguem lucrando, cada vez mais, e quem sofre com as consequências dos altos juros é o povo brasileiro”, ressalta Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

A Febraban (Federação Nacional dos Bancos) divulgou nota dizendo que os bancos alegam “não ter condições, com a redução dos juros”, de arcar com a despesa de captação de clientes”, uma argumentação absurda para o setor mais lucrativo do país. No ano passado, os bancos faturaram R$92,2 bilhões, resultado 6,3% maior do que em 2021, enquanto que outros setores amargam prejuízos após a pandemia e o agravamento da crise nos últimos quatro anos.

E causou grande indignação o fato de o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, instituições públicas, tomarem a mesma medida do cartel privado do sistema financeiro, que detém 89% deste tipo de consignado, sobrando apenas 11% para BB e Caixa.

Reunião de urgência

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, adiou para terça-feira uma reunião com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Previdência Social, Carlos Lupi, para decidir o futuro do crédito consignado para aposentados.

Além da mobilização na capital paulista, as centrais pretendem realizar atos também junto a outras sedes do BC, e até mesmo em cidades onde o banco não tem representação. Serão distribuídos panfletos informativos para aproximar cidadãos desse debate.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco