fbpx
Início Notícias Itaú Movimento sindical cobra do Itaú medidas contra fechamentos de agências e demissões
Itaú

Movimento sindical cobra do Itaú medidas contra fechamentos de agências e demissões

Adriano Trindade

15 de junho de 2023

Além das demissões, discussões sobre horário de abertura, avaliação de desempenho e remuneração também foram pautas do encontro

Sindicalistas reuniram-se ontem, quarta-feira (14), com a direção do banco Itaú para cobrar o fim dos fechamentos de agências e das demissões. Também foram debatidos o horário de abertura das agências, a avaliação de desempenho e os programas próprios de remuneração.

A principal preocupação dos sindicatos é o fechamento de agências e as consequentes demissões que afetaram os funcionários do banco. A comissão enfatizou a importância de preservar os postos de trabalho e garantir a estabilidade dos profissionais.

“O Itaú tem o maior lucro já registrado para o 1º trimestre deste ano entre os bancos privados. Com este resultado, o banco registra o 2º maior lucro trimestral da história dos bancos brasileiros, com o valor de R$ 8,17 bilhões, perdendo apenas para o Banco do Brasil. O lucro astronômico demonstra que as demissões e o fechamento de agências não são admissíveis. Quem sofre são os bancários e a população com o desemprego e sobrecarga de trabalho”, explica Élcio das Quintas, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.

Durante a reunião, foram debatidas propostas para reverter a situação e buscar alternativas que evitem demissões em massa. Além disso, o horário de abertura das agências também foi amplamente debatido. Os representantes dos funcionários levaram à mesa a necessidade de avaliar e ajustar os horários de funcionamento, considerando as demandas dos clientes e o bem-estar dos funcionários.

Outro ponto de discussão relevante foi a avaliação de desempenho. A COE afirmou a importância de um processo de avaliação transparente e justo, que leve em consideração os esforços individuais dos funcionários, além das condições e metas incentivadas pela empresa. Por fim, os programas próprios de remuneração também foram discutidos durante a reunião.

Os representantes dos bancários buscaram abordar a eficácia e os desempenhos desses programas, levando em consideração a justa remuneração dos funcionários e a motivação para o alcance de metas individuais e coletivas. “Agora esperamos que as discussões tragam estabilidade aos funcionários. Caso contrário, teremos que continuar a organizar a categoria para resistir aos ataques com protestos nas portas das agências, para conscientizar os clientes e a opinião pública sobre o que está acontecendo dentro do banco”, ressalta Élcio.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco