Apesar deste lucro exorbitante, o banco mantém a postura prejudicial aos funcionários, com a cobrança excessiva de metas, alta rotatividade e agências totalmente precarizadas
No 1° trimestre de 2024, o Mercantil obteve lucro recorde de R$ 165 milhões, com um aumento de 142% em 12 meses. Além disso, a Carteira de Crédito atingiu R$ 14,9 bilhões, com alta de 22,3% no período de um ano. Os resultados recordes demonstram o esforço e dedicação das funcionárias e funcionárias do banco, que precisam ser cada vez mais valorizados e respeitados. Veja a análise completa feita pelo Dieese.
O relatório, feito pelo Dieese, revelou que houve a abertura de 203 postos de trabalho em 12 meses e de 39 vagas no primeiro trimestre deste ano. Entretanto, o total de clientes do banco cresceu em 1,5 milhão em relação ao mesmo período de 2023. Sendo assim, apesar dos postos de trabalho abertos, cresce a sobrecarga de trabalho para funcionárias e funcionários.
Apesar dos lucros exorbitantes, o banco mantém uma postura que é, muitas vezes, prejudicial aos funcionários, com a cobrança excessiva de metas e alta rotatividade. Além disso, o movimento sindical vem recebendo denúncias relacionadas a possível divulgação de ranking de funcionários, prática que está em desacordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Denuncie de forma anônima
Denúncias sobre problemas em agências do Mercantil na Baixada Santista podem ser feitas diretamente aos dirigentes sindicais ou pelos canais de comunicação do Sindicato, de forma anônima: Fale conosco do site, Whatsapp, Instagram ou Facebook do Sindicato.
Para que a atuação do Sindicato nas lutas cotidianas por direitos e condições dignas de vida para bancárias e bancários fique cada vez mais forte, é fundamental que os trabalhadores bancários se sindicalizem e mobilizem seus colegas para se associarem ao Sindicato. Além de fortalecer as lutas, os sindicalizados também contam com vários benefícios como convênios, assistências jurídica, previdenciária e odontológica, entre outras vantagens. Acesse aqui a ficha de sindicalização.