Ontem, terça-feira (20), os bancos propuseram, na 8ª mesa de negociação, diminuir a PLR. É por isso que o Sindicato não fecha logo a PLR!
O Banco Mercantil do Brasil está insinuando que as negociações com os sindicatos podem impactar na PLR, no seu informativo interno “De Última Hora”. O banco diz que realmente, “como o Comando Nacional dos Bancários afirma nas mesas de negociações até agora”, que os lucros aumentaram e insinua que serão maiores.
Por outro lado, diz que o sindicato se mantém inflexível ao diálogo, impactando no fechamento da proposta de PLR do ciclo 2024.
Ontem, terça-feira, 20 de agosto de 2024, na 8ª mesa de negociação com a Federação Nacional dos Bancos – Fenaban, instituição que representa todos os bancos, inclusive o Mercantil do Brasil, a proposta dos banqueiros foi reduzir a PLR. “É bom informar que a minuta dos bancários foi entregue em 18 de junho à Fenaban e é só enrolação até agora”, afirma Elcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
“É interessante observar que ao mesmo tempo em que o Mercantil diz que vão ter lucros maiores, na mesa de negociação eles dão aval para reduzir o índice da PLR. Para pagar menos do que o atual, que com lucros maiores consequentemente o valor aumentará para os funcionários!” Ressalta Vitor Lira, dirigente sindical dos Bancários de Santos e Região e bancário do Mercantil do Brasil.
Seria uma artimanha para confundir os bancários?
Sim! É verdade quando o Mercantil diz que o Sindicato está inflexível, ontem na mesa de negociação, o Comando dos Bancários deixou claro que não aceita diminuição de PLR ou vales refeição e alimentação, outra proposta indecente levantada pelos bancos. E reafirmaram que lutam pela valorização dos trabalhadores e reajuste acima da inflação!