Início Notícias Mercantil do Brasil Mercantil atende parcialmente solicitação do Movimento Sindical sobre custeio de certificações ANBIMA
Mercantil do Brasil

Mercantil atende parcialmente solicitação do Movimento Sindical sobre custeio de certificações ANBIMA

Fabiano M. Couto

7 de fevereiro de 2026

Atendendo a ofício enviado pelo movimento sindical, no dia 18 de dezembro de 2025, o Mercantil informou que arcará com o custo das certificações Anbima a funcionárias e funcionários elegíveis. Em resposta enviada na quinta-feira, 5/2, o banco informou que a política de subsídio será adotada para ocupantes de cargos cuja certificação é pré-requisito obrigatório.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) dará início, em 9 de fevereiro, a um novo ciclo de certificações profissionais no setor financeiro, com CPA-10, CPA-20 e CEA sendo substituídos por CPA, C-Pro R e C-Pro I. Neste sentido, o Mercantil assegurou que a diretriz engloba todo o portfólio de certificações, incluindo as “novas modalidades e especializações que venham a ser exigidas, bem como seus respectivos cursos de atualização”.

Porém, apesar dos avanços, o modelo adotado pelo banco ainda é limitado. Na resposta, por exemplo, o Mercantil afirma que a primeira certificação (aquisição) é de responsabilidade do bancário, “visto que se trata de qualificação profissional inerente à carreira”.

Além disso, o banco informou que o reembolso só é aplicável em casos de promoção para cargos que exigem a certificação, sem englobar certificação superior à exigida. Limitou o custeio, caso a promoção do funcionário ou funcionária ocorra em intervalo inferior a 60 dias após a data da certificação. Isto cria muita incerteza, já que o prazo da promoção está na mão do gestor, e não do funcionário que se esforçou para ser certificado.

O custeio para todos é um investimento nos trabalhadores e na própria empresa. O movimento sindical continuará lutando para que o banco valorize bancárias e bancários, que produzem resultados diários e levaram o Mercantil a um crescimento recorde nos últimos anos.

Fortaleça sua luta por direitos. Sindicalize-se  

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco