fbpx
Início Notícias Manutenção inadequada de sistemas de ar-condicionado afeta saúde
Notícias

Manutenção inadequada de sistemas de ar-condicionado afeta saúde

spbancarios

16 de maio de 2024

Você já ouviu falar em “Síndrome do Edifício Doente”? Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a SED é um conjunto de enfermidades relacionadas às edificações insalubres. O tema recebe atenção especial da Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, uma vez que a categoria atua em ambientes fechados.  

Falhas nos sistemas de climatização e ventilação artificiais são as principais causas da SED, podendo acarretar dor de cabeça, fadiga, letargia, ardor nos olhos, irritação de nariz e garganta, anormalidades na pele, falta de concentração, entre outras complicações.

Quando mais de 20% dos funcionários de um edifício relatam sentir os mesmos sintomas, é possível tipificar um caso de SED. Os problemas de saúde podem ser provocados por bactérias, vírus ou fungos presentes em sistemas de ar-condicionado carentes de manutenção adequada. Produtos químicos dispersos no ar ou poeira acumulada em carpetes e cortinas também podem ser agentes adoecedores.

De acordo com o estudo “Síndrome dos edifícios doentes em bancários” – publicado na Revista de Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) – os altos gastos com energia elétrica decorrentes de sistemas de climatização podem fazer com que gestores busquem diminuir custos na manutenção. Isso leva a um aumento na proporção de ar reciclado e diminuição da troca de filtros e limpeza de dutos de ventilação.

Ainda segundo o estudo, a qualidade do ambiente de trabalho tem relação direta com o grau de absenteísmo: “Se os ocupantes de um edifício de escritórios estão satisfeitos com seu meio interno, diminuem as queixas relacionadas à saúde, o número de ausências injustificadas e o trabalho se torna mais eficaz. Isto foi demonstrado em um estudo levado a cabo com trabalhadores de escritório antes e depois da empresa se mudar para um novo edifício com más condições ambientais. Houve um grande aumento do absenteísmo devido a queixas relacionadas à saúde e conforto após a mudança.”

O Sindicato fiscaliza

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região atua constantemente recebendo denúncias da categoria e fiscaliza as agências com problemas e paralisa o funcionamento até que os sistemas de climatização estejam de acordo com a legislação.

Legislação

A Lei nº 13.589, de 4 de janeiro de 2018, busca combater os riscos de contaminação do ar em ambientes fechados por meio do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle em sistemas de ar-condicionado). A legislação estabelece que os edifícios devem obedecer a parâmetros de qualidade do ar, em especial no que diz respeito a poluentes de natureza física, química e biológica.

Os critérios a serem seguidos são regulamentados pela Resolução nº 9, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os órgãos estabelecem parâmetros de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza.

Confira algumas das principais definições da RE 09 da ANVISA

• A temperatura interna no verão deve estar ajustada entre 23°C a 26°C, já no inverno deve estar entre 20°C a 22°C;

• Umidade: no verão os níveis devem estar em torno de 40% a 65%. Durante o inverno o adequado são níveis que variam de 35% a 65%;

• Aerodispersóide: trata-se de partículas líquidas ou sólidas presentes no ar, conhecidas popularmente como “poeira”. A Resolução 09 determina que os níveis de aerodispersóides não devem exceder 80 µg/m³, pois eles são responsáveis por agravar doenças como bronquite, sinusite, asma entre outras;

• Fungos: O Valor Máximo Recomendável (VMR) para contaminação microbiológica deve ser de 750 ufc/m³ de fungos, para a relação I/E = 1,5, onde I é a quantidade de fungos no ambiente interior e E é a quantidade de fungos no ambiente exterior;

• Dióxido de carbono: em ambientes fechados, o nível de dióxido de carbono não deve exceder 1000 ppm, sendo este o indicador para os sistemas de renovação de ar externo.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons