fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Lula vai trocar o comando da Caixa, mas não o entregará ao Centrão
Caixa Econômica Federal

Lula vai trocar o comando da Caixa, mas não o entregará ao Centrão

19 de julho de 2023

Segundo ministros, Lula pretende manter presidência da Caixa com alguém de sua confiança; Miriam Belchior é cotada para assumir o banco

O presidente Lula está decidido a trocar o comando da Caixa Econômica Federal, mas não pretende entregar o controle do banco público ao Centrão, como desejam lideranças do grupo.

Segundo ministros do núcleo duro do governo, Lula quer manter a presidência da Caixa com alguém de sua confiança, assim como no caso do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta que cuida do Bolsa Família.

Nesse cenário, uma das possibilidades avaliadas pelo presidente da República seria nomear para o comando do banco público a petista Miriam Belchior, atual secretária-executiva da Casa Civil.

Miriam já ocupou diversos cargos relevantes em governos petistas. Entre eles, o de presidente da própria Caixa e o de ministra do Planejamento. Ambos durante o governo Dilma Rousseff.

Reclamações

Lula decidiu trocar a chefia da Caixa após receber inúmeras reclamações do desempenho da atual presidente, Rita Serrano. A principal crítica diz respeito à falta de habilidade política da executiva.

Nas últimas semanas, Rita passou a se movimentar para tentar permanecer no cargo. Na semana passada, ela entregou pessoalmente a Lula um balanço dos seis meses de sua gestão à frente do banco.

Em meio à fritura, o PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira, fez chegar ao Planalto o desejo de indicar o novo presidente da Caixa. O nome do partido seria o do ex-ministro Gilberto Occhi.

A resistência de Lula em relação ao comando principal da Caixa não se estende às vice-presidências do banco. Segundo ministros, as VPs poderão ser negociadas com o Centrão.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons