Foi divulgado em 7 de fevereiro, o balanço do banco Mercantil, que apresentou um lucro recorde na casa dos R$ 421 milhões de reais em 2023
O resultado do lucro é reflexo de toda dedicação e empenho dos funcionários, que ainda sofrem com a alta rotatividade nas agências, pressões por metas, assédio moral, falta de condições de trabalho, precarização da segurança bancária nos PAAs e várias denúncias de ranqueamento e exposição obrigatória de cumprimento de metas nas redes sociais, o que é, inclusive, proibido pela cartilha de ética do banco. O movimento sindical vem cobrando do Mercantil mais compromisso com seus trabalhadores e o fim das práticas ilegais.
O Mercantil do Brasil tem que entender que a vida vale mais do que o lucro. Ao longo dos anos, os sindicatos estão mobilizados para denunciar e cobrar dignidade do banco por seus funcionários. O impacto foi tanto, que a instituição financeira utilizou de práticas antissindicais, para ‘preservar’ sua imagem. Se querem uma boa imagem, que mantenham o respeito com trabalhadores e clientes.