fbpx
Início Notícias Liberdade Sindical e atos antissindicais
Notícias

Liberdade Sindical e atos antissindicais

Feraesp

5 de setembro de 2023

A OIT e a Constituição Federal Brasileira respaldam o MPT a combater atos antissindicais para preservar a Liberdade Sindical. Entre as práticas antissindicais está obstaculizar campanhas de filiação sindical nos locais de trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) elaborou um manual para identificar os atos antissindicais. Esse projeto, segundo a Introdução do Manual do MPT, é de vital importância para a defesa da liberdade sindical, direito reconhecido e assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela ordem jurídica internacional em tratados, declarações e convenções. A OIT – Organização Internacional do Trabalho – em 1998 elegeu a liberdade sindical como um dos direitos fundamentais do trabalho.

O combate aos atos antissindicais ganha relevância em um contexto de crise econômica; crescente desemprego conjuntural e estrutural; incremento das políticas de austeridade; ataque da relevância do papel do Estado na formulação e implementação de políticas públicas e a consequente transferências destas para a iniciativa privada; na supressão dos direitos sociais; na precarização do trabalho; no fortalecimento de ideias que valorizam o individual em detrimento do coletivo; e no enfraquecimento do Estado Social e Democrático de Direito.

Tudo isso em favor de uma visão da economia, da sociedade e do mundo que produz concentração de riqueza às custas do sacrifício de grande parte da sociedade, em especial dos trabalhadores, prejudicados pelo enfraquecimento da atuação sindical e das entidades sindicais, as quais historicamente contribuíram para a conquista dos direitos trabalhistas e dos direitos sociais.

A liberdade sindical é imprescindível para a democracia e vice-versa. Uma não se constrói sem a outra e, portanto, ambas devem ser sempre reafirmadas e defendidas. Tanto que existe uma correlação entre a liberdade sindical e a liberdade política, quanto maior a liberdade política maior a liberdade sindical e, nos momentos de restrição à liberdade política, diminui a liberdade sindical. A defesa da liberdade sindical também se efetiva com a compreensão e o combate às condutas antissindicais. É necessário melhor conhecê-las para melhor enfrentá-las e coibi-las.

O MPT E O COMBATE AOS ATOS ANTISSINDICAIS – SINDICATOS LIVRES

A criminalização do movimento sindical, mediante tratamento meramente policial, com prisões ou ameaças de processos ou inquéritos penais pelo exercício da atividade sindical, visando a atemorizar, impedir ou desestimular o uso das faculdades, direitos e garantias inerentes ao sindicalismo, é prática incompatível com o regime de liberdades consagrado pela Constituição brasileira e pelas normas da Organização Internacional do Trabalho.

Alguns atos antissindicais praticados contra as entidades sindicais e sua organização

Além de trabalhadoras, trabalhadores e dirigentes sindicais, a liberdade sindical também requer a tutela das próprias entidades sindicais para que possam efetivamente tutelar os interesses da categoria. Dentre outras condutas, classifica-se como ato antissindical em prejuízo das entidades sindicais e sua organização:

– Interferir ou praticar qualquer ato de ingerência nas organizações sindicais de trabalhadoras e trabalhadores;

– Impedir a participação de trabalhadoras e trabalhadores em assembleias convocadas pela entidade sindical profissional;

– Obstaculizar campanhas de filiação sindical nos locais de trabalho;

– Financiar, facilitar ou promover a criação de sindicato com o único intuito de atender os interesses do empregador ou do sindicato patronal;

– Subordinar a admissão ou a preservação do emprego a não filiação a entidade sindical;

– Conceder tratamento discriminatório em virtude de filiação ou atividade sindical;

– Sabotar ou proibir campanha de filiação sindical dentro dos locais de trabalho e outros.

Leia aqui a íntegra do manual do MPT

Convenção 87 da OIT sobre Liberdade Sindical

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons