Início Notícias Janeiro Branco: mês da saúde mental e alerta para adoecimento de bancários
Notícias

Janeiro Branco: mês da saúde mental e alerta para adoecimento de bancários

EBC

7 de janeiro de 2026

Mais um novo ano começa e com ele tem início uma importante campanha de conscientização: o Janeiro Branco. A iniciativa busca ampliar o debate sobre a saúde mental e emocional da população, com foco na prevenção de doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Desde 2023, a campanha é reconhecida por lei federal, o que reforça sua relevância como política pública de promoção da saúde.

Ao longo do mês de janeiro, atividades e iniciativas comunicacionais colocam a saúde mental no centro das discussões. Esse tema é uma preocupação permanente para a categoria, para o movimento sindical bancário, especialmente diante das condições de trabalho impostas no setor financeiro.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) evidenciam a gravidade do cenário. Nos últimos dez anos, o número de afastamentos por transtornos mentais mais que dobrou. Em 2014, o INSS concedeu 221.127 benefícios previdenciários relacionados a esse tipo de adoecimento; em 2024, foram 471.649, um aumento de 113,3%. No setor bancário, a situação é ainda mais alarmante: o crescimento foi de 168% no mesmo período.

Em 2025, a difícil realidade vivida pelos bancários ganhou ainda mais repercussão e chegou à Câmara dos Deputados. No dia 23 de setembro, foi realizada uma audiência pública com o tema “Situação dos trabalhadores e trabalhadoras do setor bancário”, convocada pelo deputado federal Vicentinho, a partir de reivindicação do movimento sindical bancário.

Saúde e condições de trabalho dos bancários é tema de audiência pública em Brasília.

Durante a audiência, foram denunciadas práticas abusivas dos bancos que adoecem como pressão por metas inatingíveis, assédio, sobrecarga de trabalho, perseguições, ameaças de demissão, contestação de perícias médicas para não se afastar, oferecimento de dinheiro para não realizar o tratamento ou em troca da estabilidade.

A gestão adotada pelo sistema financeiro é violenta com massacre diário por metas. Os sindicatos vêm combatendo isso há anos!

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco