Mesmo assim, banco demite 1.419 trabalhadores só no segundo trimestre
O Itaú Unibanco obteve Lucro Líquido Recorrente Gerencial – que exclui efeitos extraordinários – de R$ 17,2 bilhões, no primeiro semestre de 2023. O resultado representa alta de 14,2% em relação ao mesmo período de 2022 e de 3,6% no 2º trimestre de 2023, em relação ao anterior.
Ao final de junho de 2023, a holding contava com 88.078 empregados no país, com abertura de 375 postos de trabalho em doze meses. No entanto, no 2º trimestre, houve redução de 1.419 empregados(as). De acordo com o relatório do banco, essa diminuição se deve à reestruturação das áreas de TI e de atendimento e à redução de agências físicas. Em doze meses, foram fechadas 152 agências físicas no Brasil e abertas 78 agências digitais, totalizando 2.639 agências físicas e 427 agências digitais ao final de junho de 2023.
“Para obter lucro em cima de lucro, os dirigentes do Itaú fecham agências bancárias, demitem funcionários, terceirizam vários setores bancários, diminuem a segurança nas agências, pressionam os mais velhos para dispensá-los, aumentam as agências digitais e precarizam o atendimento aos clientes. Uma política que está levando os poucos trabalhadores, que ainda atuam, a adoecerem ou procurar remédios tarja preta para continuar a cumprir metas impossíveis”, afirma Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.
O movimento sindical está desenvolvendo uma campanha conjunta contra demissão, falta segurança nas agências e terceirização.