Presidente Lula vai a Santos e lança edital para construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá. Intersindical participa e entrega carta de reivindicações a Lula
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, da cerimônia de lançamento do edital para a construção do túnel Santos-Guarujá, um marco na infraestrutura nacional, e de anúncios voltados à mobilidade urbana no estado de São Paulo.
Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o túnel visa garantir maior eficiência logística para a Baixada Santista e é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, representantes do Governo de São Paulo. Também participaram do ato, militantes da Intersindical Central da Classe Trabalhadora de Santos e de outras centrais de trabalhadores, para apoiar o projeto do governo federal.

“Na ocasião, entregamos a Carta de Reivindicações da Classe Trabalhadora, em nome da Direção Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora. Precisamos apoiar todos os projetos do governo Lula que são favoráveis à população e aos trabalhadores, mas também reivindicar melhorias para nossa classe. Esse túnel é esperado há quase 100 anos e só neste governo a iniciativa está saindo da maquete”, afirmou Ricardo Saraiva Big, secretário de Relações Internacionais da Intersindical.

Reivindicações prioritárias da Intersindical
1 – Fim da Escala de Trabalho 6×1 e redução da jornada sem redução salarial;
2 – Isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5.000 e taxação das
grandes fortunas;
3 – Medidas urgentes para o combate à inflação dos alimentos;
4 – Redução imediata das Taxas de Juros;
5 – Defesa da democracia e responsabilização dos envolvidos em atos golpistas;
6 – Revogação das Reformas Trabalhista e Previdenciária dos Governos Temer e
Bolsonaro;
7 – Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável e enfrentamento das
mudanças climáticas;
8 – Rejeição à Reforma Administrativa e Defesa do Serviço Público;
9 – Garantia dos Pisos Constitucionais para Saúde e Educação.
Leia íntegra da Carta aqui
O maior da América Latina
Este será o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina. Servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. Atualmente, mais de 21 mil carros cruzam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7.700 ciclistas e 7.600 pedestres.
Promessa desde 1927
A obra vem sendo discutida há pelo menos 98 anos. Em janeiro de 1927, o jornal A Tribuna publicou uma reportagem sobre a construção do túnel. O texto cita a ideia do engenheiro Enéas Marini, que também planejava um túnel entre Rio de Janeiro e Niterói.