fbpx
Início Notícias Interesse no lítio da América Latina explica confusões de Musk no continente
Notícias

Interesse no lítio da América Latina explica confusões de Musk no continente

Divulgação Catraca Livre

10 de abril de 2024

O bilionário sul-africano Elon Musk está usando o poder de comunicação da plataforma X (antigo Twitter) para desestabilizar a soberania nacional do Brasil e impulsionar seus negócios na região. O empresário já tentou interferir na política de outros países do continente em benefício do seu próprio capital.

A escalada das tensões entre Musk e o Poder Judiciário ocorre depois que o empresário usou seu perfil na plataforma para direcionar críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao ministro Alexandre de Moraes, afirmando que a vitória eleitoral do presidente Lula foi manobra do ministro.

Musk ameaçou por duas vezes obstruir à Justiça ao publicar que derrubaria as restrições aos perfis bloqueados pelo STF e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), durante as eleições presidenciais de 2022.

O histórico de ações do sul-africano demonstra que o comportamento dos últimos dias não é um ato isolado ou um ativismo político interessado na liberdade de expressão dos brasileiros, mas uma estratégia comercial para beneficiar seu conglomerado.

O empresário é CEO da Tesla e SpaceX e dono de empresas como X (ex-Twitter), xAI, Neuralink e The Boring Company. Sua fortuna foi estimada em 193 bilhões dólares.

Nesta segunda (8), o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou em entrevista coletiva que “tudo se resume a uma busca por lucro”, no primeiro pronunciamento após as polêmicas do empresário.

Como citou o Intercept Brasil, uma reportagem da Bloomberg mostrou, em 2023, que Elon Musk estaria interessado em comprar a Sigma Lithium, uma das maiores mineradoras de lítio no mundo. O metal é fundamental na produção dos carros elétricos da Tesla, num dos setores que mais crescem na economia mundial.

Na Índia, por exemplo, a Tesla pretende investir 3 bilhões de dólares em fábricas para frear o avanço da sua principal concorrente, a chinesa BYD. Lá, o X chegou a fazer publicações contra a Justiça do país, mas declarou que acataria todas as decisões do Poder.

Aqui no Brasil, Musk parece estar interessado em uma das fornecedoras que abastece os estoques de lítio e níquel da Tesla, a Vale.

Em matéria publicada no Intercept Brasil, os jornalistas Paulo Motoryn e Tatiana Dias, relembram que durante a visita de Musk ao Brasil em 2022, em meio ao mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Serviço Geológico brasileiro descobriu várias reservas de lítio, sobretudo no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais.

O que teria provocado as ambições do empresário no país, governado à época pela extrema-direita brasileira. Segundo a reportagem, três empresas exploram o minério na região: a Companhia Brasileira de Lítio, a canadense Sigma e a AMG Mineração.

Recentemente, a concorrente da Tesla no segmento, a chinesa BYD, anunciou um investimento de R$5,5 bilhões no país. No mundo, a BYD está muito perto de se tornar a maior montadora de carros elétricos do mundo, apesar do descrédito de Elon Musk. Os chineses venderam 3,2 milhões de carros elétricos em 2023, superando a montadora de Musk, que entregou 1,8 milhão de carros ano passado.

Na América Latina, o bilionário começa a mexer os pauzinhos para que as empresas que controla tenham caminho livre para a exploração do lítio. A Argentina, Bolívia e Chile, concentram 68% das reservas mundiais do metal.

Em setembro de 2023, Musk registrou a marca Tesla Chile SpA no Chile, conforme publicação no Diário Oficial do país. Em fevereiro do mesmo ano, uma equipe da Tesla visitou locais de extração de lítio e um projeto de armazenamento de energia no país, conforme relatório de impacto publicado pela empresa.

“Essas visitas concentraram-se em questões relacionadas ao uso da água, direitos dos povos indígenas e o uso de novas tecnologias, como a extração direta de lítio, para obter o mineral de maneira mais eficiente, reduzindo o uso da terra, consumo de água e consumo de energia”, afirmou a montadora, na época.

Em 2020, Musk que ainda não era proprietário do X, usou seu perfil no antigo Twitter para defender abertamente um golpe na Bolívia: “Vamos dar golpe em quem quisermos! Lide com isso”.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco