Teve início nesta quarta-feira (08), Curso da Intersindical para debater e organizar o papel dos sindicatos em 2026
O Curso de Formação de Dirigentes Sindicais da Intersindical Central da Classe Trabalhadora começou nesta quarta-feira (08/10/25), no Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Os objetivos são debates sobre o papel dos sindicatos para 2026, desafios da classe trabalhadora, fortalecer a formação política, analítica e organizativa de lideranças sindicais e sociais. Além de formular estratégias de resistência e ação. O Curso vai até 10/10/25.

Participam dirigentes sindicais do SEEB de Santos e Região/SP, Sindifort/CE, Siatrans/CE, Sisemjun/CE, Sinai/RN, Sasec/CE, Sindicato dos Químicos de Osasco/SP, Sindute/MG, SindPetro Litoral Paulista, Movimento Sem Direitos e Bancários na Luta/SP.
Palestras e debates
Ontem dia 08, pela manhã, os sindicalistas participaram de palestras e discussões sobre a Soberania e eleições no Brasil com o economista Luís Fevereiro e o vereador (Psol) de São José do Rio Preto, João Paulo Rillo. À tarde, a exposição sobre Brics + China e o papel Geopolítico do Brasil ficou a cargo do Prof. Dr. Luiz Fernando Mocelin (Unisantos) e do jornalista e fundador do Opera Mundi, Breno Altman.

Hoje quinta-feira (09), pela manhã começaram com a doutorando em Sociologia pela USP, Tabata Tesser; e o Prof. Dr. Pela Unisantos, Ricardo Galvanese. As palestras foram sobre como pensa a nova extrema direita.

Na sexta-feira (10), para encerrar teremos as exposições de Edson Carneiro Índio e Manoel Elídio Rosa (Mané Gabeira), da Direção Nacional da Intersindical, sobre o papel dos sindicatos em 2026.