fbpx
Início Notícias Há 61 anos, sindicatos conquistavam o descanso aos sábados para toda a categoria
Notícias

Há 61 anos, sindicatos conquistavam o descanso aos sábados para toda a categoria

Fernando Frazão/Agência Brasil

12 de setembro de 2023

Antes da greve de 1962, categoria trabalhava de segunda à sábado. Bancos tentam agora, em 2023, aprovar no Congresso Nacional, um projeto para bancários trabalharem nos finais de semana. Mobilização é novamente o segredo da vitória

Em 1962, durante o governo democrático e popular de João Goulart, os trabalhadores alcançaram relevantes conquistas através da greve geral naquele ano, que durou 18 dias após o Brasil conquistar o bicampeonato de futebol na Copa do Mundo da Suécia.

Uma dessas conquistas foi o 13º salário, sancionada pelo presidente Jango. Foi nesta conjuntura favorável, antes do golpe militar, que os bancários realizaram a greve que garantiu o descanso aos sábados. Até então, a jornada da categoria incluía o trabalho de segunda à sábado.

É importante que todos saibam disso, principalmente os mais jovens, para que não se enganem e achem que todos esses direitos são concessões dos bancos. Tudo, tudo são resultados de muita luta, mobilizações, greves, protestos da categoria junto aos seus sindicatos. Sindicalize-se e saiba que as nações mais prósperas do mundo são as que possuem os maiores níveis de sindicalização, como os países nórdicos, por exemplo.

Compartilhe
Fonte: Imprensa do SEEB do RJ Escrito por: Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons