fbpx
Início Notícias Guerra à vista? Trump quer a Groenlândia. Entenda
Notícias

Guerra à vista? Trump quer a Groenlândia. Entenda

Wikimedia Commons reprodução

21 de janeiro de 2025

Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez. Neste mandato, contudo, o político de extrema direita deve ser mais radical. Trump retorna à Casa Branca empoderado. Ao lado dele, o controle do Legislativo (ambas as Casas) e a maioria na Suprema Corte. Antes mesmo de assumir, o magnata já mostrou aprofundamento em suas pautas. Ataques contra minorias, políticas agressivas contra imigrantes, censura. Tudo isso deve aumentar. Além do expansionismo e a ameaça de guerra.

Assim como o braço ideológico dos Estados Unidos no Oriente Médio, Israel, Trump promete uma agenda de conquista de territórios. Apoiadores próximos, como o dono do X, antigo Twitter, Elon Musk, prometem um governo de abalo na geopolítica. Entre as questões levantadas por eles, e pelo próprio presidente, alusões ao Macartismo e domínios. As principais: a conquista (ou invasão) do Canadá, ataques contra o Reino Unido para “livrar o povo do comunismo” e a tomada da Groenlândia, ilha pertencente à Dinamarca, que já disse que não vai aceitar a ambição trumpista.

Por que Trump quer a Groenlândia?

“A última vez que vi alguém tão empolgado com a Groenlândia foi em uma partida de War”, afirma o especialista em relações governamentais Bruno Quintiliano. A alusão de Quintiliano ao jogo de tabuleiro já começa a mostrar a relevância do território, que não para nas questões geográficas. A Groenlândia é uma importante região que liga, pelo Ártico, Europa, América do Norte e, mais acima, as terras congeladas que vão até a Sibéria, na Rússia.

Com o aquecimento global, que Trump diz oficialmente não acreditar, a Groenlândia tende a se tornar um acesso ainda mais relevante. O derretimento das geleiras deve abrir rotas marítimas no Norte. Além disso, as terras congeladas – que hoje são maioria do território da ilha – guardam riquezas ímpares. “Em 2023, o governo dinamarquês publicou um relatório destacando a ilha da Groenlândia como um grande depósito de minerais estratégicos, revelando que a região possui reservas significativas de cobalto, grafite, lítio e níquel, fundamentais para indústrias em pleno crescimento, como baterias e veículos elétricos”, explica Quintiliano.

“Em 2022, a CNN divulgou que um grupo de bilionários, incluindo nomes como Jeff Bezos, Michael Bloomberg e Bill Gates, estava investindo na Kobold Metals, uma empresa de exploração mineral com foco na Groenlândia (…) Outra evidência do potencial exploratório da região, é um estudo da Agência Federal de Informação Energética dos Estados Unidos, divulgado em 2012, que revelou que o Ártico contém cerca de 13% das reservas de petróleo e 30% das reservas de gás natural ainda não descobertas”, completa.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco