Início Notícias Itaú GT de Saúde do Itaú conquista avanços
Itaú

GT de Saúde do Itaú conquista avanços

11 de dezembro de 2019

Banco atende duas reivindicações do movimento sindical e apresenta propostas de parcelamento do endividamento dos trabalhadores afastados e de agilidade na entrega dos atestados

O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú conquistou o parcelamento do adiantamento de salário aos trabalhadores afastados. A proposta do banco, apresentada em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 11, em São Paulo, varia de 3 a 12 vezes dependendo da quantidade de salários envolvidos na dívida do trabalhador. Caso o valor não seja quitado na folha, poderá ser descontado de até 50% do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Anteriormente, o banco descontava toda a PLR.

 

Este avanço é importante porque o trabalhador, ao se afastar, mantém seus compromissos financeiros, que somados com os gastos do tratamento, os deixa sem condições de quitar esta dívida de uma vez só. No retorno, além de lidar com o sofrimento causado pela doença e com a dificuldade da readaptação, muitas vezes recebia os primeiros contracheques zerados.

 

Outro avanço conquistado foi que os atestados de até quatro dias de afastamento poderão brevemente ser enviados diretos para a área de licenças pelo IU Conecta, que é o aplicativo dos funcionários do banco.

 

O movimento sindical reivindica a ampliação deste serviço para afastamentos de 15 dias ou mais, para facilitar a vida do trabalhador.

 

Pelo que o banco investe em tecnologia, segundo suas próprias propagandas, deveria pensar numa ferramenta para facilitar a maneira de o trabalhador apresentar seus atestados médicos, de uma forma mais rápida e prática, pois muitas vezes ele não consegue levar até o local de trabalho. Muitas vezes também, o gestor, por conta da sobrecarga de trabalho, atrasa esse processo. A reivindicação também é a criação de uma área específica para receber este tipo de documentação e encaminhamento.

 

Os termos serão enviados pelo banco ao movimento sindical que fará avaliação final antes da assinatura do acordo. Será criado um grupo de trabalho bipartite para operacionalização.

Fonte: Contraf

Compartilhe
Publicado por: SEEB Santos e Região

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco