fbpx
Início Notícias Governo não valoriza educação. Só retira verbas!
Notícias

Governo não valoriza educação. Só retira verbas!

23 de maio de 2019

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” Sêneca

A partir dos 14 anos, o jovem já pode trabalhar se for na modalidade Jovem Aprendiz. No entanto, 35% das pessoas nessa faixa etária ainda não conseguiram completar o ensino fundamental, é o que aponta levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

 

O ensino fundamental é a segunda etapa da educação básica. Dura nove anos para ser concluído e é voltado para a população entre 6 e 14 anos. Norte e Nordeste apresentam taxas de baixa escolaridade, maior do que a média nacional, 44,1% e 38,7%, respectivamente. No Sudeste, o índice é de 29,2%, Centro-Oeste, 33,5% e Sul, 34%. Os dados ainda apontam que apenas 48% dos brasileiros acima de 14 anos no primeiro trimestre de 2019 concluíram ao menos o ensino médio.

 

Os números são preocupantes e o governo até agora não apresentou nenhuma pauta eficaz para resolver o problema. Pelo contrário. Cortou verbas da educação, o que agrava ainda mais a situação.

 

Para se ter ideia, no Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) os cortes chegaram a 47%, de acordo a Secretaria de Orçamento Federal. Isso sem falar na educação básica. A medida compromete o transporte, materiais didáticos e até a construção de creches. Por isso, 30 de maio, será mais um Dia Nacional de Luta Pela Educação.

 

Leia Também: 15 mil marcham pela Educação rumo à Greve Geral em Santos/SP

Fonte: Com informações Sindicato dos Bancários da Bahia
Escrito por: Imprensa SEEB Bahia

Compartilhe
Publicado por: Fabiano Couto

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco