Início Notícias Governo federal lança campanha nacional contra assédio sexual após caso no BBB 26
Notícias

Governo federal lança campanha nacional contra assédio sexual após caso no BBB 26

20 de janeiro de 2026

O governo federal lançou uma campanha nacional de enfrentamento ao assédio após a ampla repercussão de um episódio ocorrido no reality show BBB 26, exibido em rede nacional pela TV Globo. A iniciativa utiliza o caso para evidenciar a sensação constante de insegurança vivida por mulheres e reforçar que práticas

As peças publicitárias divulgadas nas redes sociais retomam o episódio exibido no programa para ampliar o debate público sobre violência sexual e alertar que nem mesmo espaços sob vigilância permanente garantem proteção às mulheres.

Campanha alerta para insegurança vivida por mulheres

Um dos materiais da campanha traz a seguinte mensagem: “você não está segura em lugar nenhum? Nem sob o olhar de milhões de pessoas? Chega de assédio!”. O texto reforça a percepção de vulnerabilidade feminina mesmo em ambientes altamente expostos e busca provocar reflexão sobre situações semelhantes fora das câmeras.

Outra publicação enfatiza o caráter criminoso da prática “O assédio não é brincadeira. Não é erro de interpretação. É crime. O Brasil assistiu a mais um episódio de assédio contra uma mulher. Se acontece até em rede nacional, imagina longe das câmeras?”. A mensagem destaca a gravidade da conduta e chama atenção para sua recorrência na sociedade.

Mensagem direta aos homens reforça importância da denúncia

A campanha também direciona um apelo específico aos homens, convocando-os a assumir responsabilidade diante de situações de violência. “Homens, chegou a hora de agir. Compartilhe. Mostre aos amigos que não concorda com essas atitudes. Não deixe nenhuma mulher em perigo. E se souber de algo, denuncie. Ligue 180”, diz a publicação.

Episódio no BBB 26 motivou ação do governo

O caso que originou a campanha ocorreu no último domingo (18/1), dentro da casa do BBB 26. O participante Pedro Henrique Espíndola avançou contra a colega Jordana Morais dentro da despensa da residência, com a porta fechada. Após a repercussão do episódio, ele desistiu do programa.

Polícia investiga possível importunação sexual

Pedro Henrique Espíndola é alvo de investigação da Delegacia da Mulher de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Em nota, a polícia informou que apura o caso de importunação sexual “após a autoridade policial tomar ciência do ocorrido no programa”. As imagens serão analisadas e o ex-participante deverá ser chamado para prestar depoimento.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco