fbpx
Início Notícias Expectativa de crescimento do PIB em 2023 sai de 0,5% e ruma para 3% em um ano
Notícias

Expectativa de crescimento do PIB em 2023 sai de 0,5% e ruma para 3% em um ano

Febraban

4 de setembro de 2023

Boletim Focus registra mudança de avaliação de economistas sobre o Brasil em 12 meses

economia do Brasil cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atualizou suas expectativas para o crescimento total em 2023. Agora, ele espera que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça 3%.

javascript:%22%3chtml%3e%3cbody%20style=’background:transparent;’%3e%3c/body%3e%3c/html%3e%22 Economistas ligados a bancos também têm melhorado suas projeções para o PIB depois de se surpreenderem com o desempenho acima do esperado da economia nacional neste ano. Há 12 meses, eles estimavam que a economia nacional cresceria só 0,47% em 2023. Agora, a expectativa já está em 2,56%.

Essas previsões estão registradas em edições do Boletim Focus, elaborado semanalmente pelo Banco Central (BC). O BC coleta periodicamente as opiniões de economistas ligados ao mercado financeiro e as divulga.

Nesta segunda-feira (4), a primeira depois da divulgação do PIB, a mediana das expectativas sobre o crescimento da economia nacional passou de 2,31% para 2,56%. Economistas ouvidos nos últimos cinco dias úteis, inclusive, já estimam crescimento de 2,66%.

Em janeiro, esses mesmos economistas projetavam que o PIB crescesse 1%. O fato foi lembrado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na última sexta-feira (1º) Segundo ele, levada em conta essa estimativa, o Brasil está crescendo o triplo do esperado neste ano.

“Eu quero lembrar que, nessa mesma época, as projeções médias do mercado eram de um crescimento inferior a 1%. Portanto, em relação ao que estava sendo projetado para a economia brasileira no começo do ano pelo mercado, nós estamos com um crescimento três vezes superior ao que estava sendo pensado”, enfatizou Haddad.

Os economistas dos bancos também estimam que a inflação feche o ano em 4,92% e que a taxa básica de juros, Selic, esteja em 11,75% ao ano. Essas duas previsões mantiveram-se praticamente estáveis de uma semana para outra e alinhado com que os mesmos calculavam há 12 meses.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco