VOTE EM MÁRIO RAIA PARA O CONSELHO DELIBERATIVO DA CABESP, DE 8 A 15 DE SETEMBRO, PELO SITE DA CABESP.
As entidades representativas dos bancários do Banespa — Afubesp, Afabesp, Abesprev, Feeb-SP/MS, Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Contraf e sindicatos filiados — uniram forças na campanha “Em Defesa da Cabesp” para mobilizar o corpo social nas eleições que ocorrem entre 8 e 15 de setembro de 2026.
O candidato indicado pelas entidades para o Conselho Deliberativo é Mário Raia. A participação expressiva de todos os associados — incluindo dependentes do Cabesp Família — é apontada como fundamental para frear retrocessos, resguardar direitos e garantir a fiscalização das decisões da diretoria.
REJEIÇÃO A ATOS ARBITRÁRIOS E IMPOSIÇÃO ESTATUTÁRIA
A mobilização ganha força após a diretoria da Cabesp impor um novo Estatuto sem a devida aprovação em Assembleia Geral e sem registro em cartório, utilizando como pretexto as exigências da Resolução Normativa nº 649 da ANS. Segundo as entidades, o banco Santander extrapolou os limites legais com o objetivo de enfraquecer a governança da caixa de assistência e retirar o poder de decisão dos associados.
Diante da falta de quórum na Assembleia, a diretoria tentou aprovar as alterações por meio de um plebiscito esvaziado, no qual apenas 156 associados votaram (menos de 1% do corpo social). Em contrapartida, uma consulta pública independente organizada pela Afubesp, Afabesp, Abesprev e sindicatos reuniu 6.902 associados, resultando em uma rejeição esmagadora de 99,38% dos votos contra as propostas da direção.
Na consulta promovida pelas entidades, 99,38% votaram NÃO (rejeição total às alterações impostas e exigência de nova Assembleia Geral) e apenas 0,62% votaram SIM.
ATUAÇÃO EM DOIS PILARES: JURÍDICO E REPRESENTATIVO
Para conter novos atos arbitrários e garantir os direitos da categoria, a representação atuará em duas frentes complementares:
Jurídico em Ação: As entidades já ingressaram na Justiça para anular as alterações estatutárias unilaterais. Os dados da consulta pública foram anexados aos processos como prova do descontentamento e da ilegitimidade das medidas da direção.
Eleger Representantes: Mesmo questionando a reforma na Justiça, a ocupação das cadeiras no Conselho Deliberativo é considerada indispensável. Abandonar esse espaço deixaria a gestão sem a fiscalização dos verdadeiros donos da entidade.
QUEM É MÁRIO RAIA
Candidato ao Conselho Deliberativo com o apoio unânime das entidades, Mário Raia conta com ampla trajetória técnica e associativa:
- É pós-graduado em Economia do Trabalho pela Unicamp e em Políticas de Economia Global na Faculdade de Economia e Direito de Berlim (Alemanha).
- Foi eleito conselheiro fiscal da Cabesp (2021 a 2026).
- No Banesprev, foi eleito conselheiro fiscal suplente (2007 a 2010) e membro do Comitê Gestor do Plano II (2011 a 2012).
- É secretário-geral da Afubesp.
COMO E QUANDO VOTAR
A votação será realizada exclusivamente pela internet.
Período: Das 10h do dia 8 de setembro até às 10h do dia 15 de setembro de 2026.
Onde votar: Pelo Portal Cabesp (www.cabesp.com.br), mediante login e senha do associado.
Quem pode votar: Todos os associados e dependentes do Cabesp Família.
Verifique com antecedência se o seu acesso ao portal está funcionando. Em caso de qualquer dificuldade, entre em contato imediatamente com o Fale Conosco da Cabesp para regularizar a situação e garantir seu direito de votar.


