fbpx
Início Notícias Discriminação salarial nos bancos é persistente
Notícias

Discriminação salarial nos bancos é persistente

12 de março de 2019

Mulheres continuam recebendo menos do que os homens; discriminação de gênero também é sentida nos cargos de governança dos bancos

A diferença salarial entre homem e mulher acontece em todas as categorias. No setor bancário, não é diferente. Dados da pesquisa de Emprego Bancário, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), apontam que das 1.089 mulheres admitidas nos bancos em janeiro de 2019 receberam em média 82,8% do valor pago aos 1.359 bancários contratados no mesmo período.

 

A diferença salarial entre bancárias e bancários persiste ao longo de toda a carreira, uma vez que também é constatada no momento do desligamento. As 1.189 mulheres desligadas dos bancos em janeiro recebiam, em média, valor correspondente a 79% da remuneração média dos 1.253 homens que deixaram os cargos nos bancos no primeiro mês de 2019.

 

A discriminação também é sentida nos cargos de direção. No Santander, elas ocupam apenas 20,20% desse espaço. No Itaú, 12,7% e no Bradesco, 5,15%.

 

Nos bancos públicos chega ser ainda pior. No BB, 4,84% e, na Caixa, somente 2,7%. No setor bancário esse fator fica ainda mais grave pelo fato de que as mulheres têm melhor formação do que os homens, mas os melhores cargos e salários ficam com eles. Triste realidade.

 

Leia Também: Mulheres marcham pela Vida e contra a Reforma da Previdência!

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia & Contraf
Escrito por: Imprensa SEEB Bahia

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons