Os dados são do Tribunal Superior do Trabalho.
Nos últimos três anos, mais de 400 processos de assédio moral foram registrados, por dia, no Brasil.
# Sintomas frequentes da depressão no trabalho
Segundo o especialistas, o assédio moral é a exposição de alguém a uma situação de humilhação e constrangimento durante o período de trabalho.
É uma conduta repetitiva que prejudica psicologicamente o trabalhador. Esse grande mal gera diversas consequências, sendo a primeira delas a perda de produção, que é uma das características das pessoas que estão afetadas psicologicamente. O segundo elemento é o clima de instabilidade que gera na equipe de trabalho, lembrando que o assédio moral não acontece apenas entre chefia e servidor subordinado, mas também pode ocorrer entre servidores de mesma hierarquia, ou seja o assédio moral pode ser vertical ou horizontal.
Um dos primeiros passos para sair dessa situação é a denúncia, que inclusive, pode ser anonimamente através dos Sindicatos de representação de trabalhadores, Ouvidorias dos órgãos ou entidades da Administração Pública.
Atualmente, existem posição firmada pelos Tribunais sobre a possibilidade de deflagração de procedimento investigatório motivado por denúncia anônima. É importante também registrar a atuação do Ministério Público do Trabalho na investigação desse mal que ainda persiste em alguns ambientes de trabalho.
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
Fonte: Surgiu.com.br