Os bancários do HSBC e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região protestaram nesta terça-feira, 25, nas quatro agências localizadas em Santos contra as demissões no banco inglês, por melhores condições de trabalho, por mais respeito e pela valorização dos trabalhadores.
O HSBC teve lucro líquido de R$ 1,225 bilhão em 2012, um crescimento de 9,6% em relação a 2011. A rentabilidade do banco no Brasil é maior do que em qualquer outro país onde ele atua.
No entanto, o HSBC não respeita o Brasil e os brasileiros. Ele cobra aqui de seus clientes as taxas de juros e as tarifas mais altas do mundo. E, apesar do lucro gigantesco, demitiu mais de 1.000 funcionários no ano passado e pratica uma inexplicável rotatividade de trabalhadores, que ele não repete em nenhum outro país. Só aqui. Ou seja, o banco manda o lucro para a matriz na Inglaterra e deixa aqui o desemprego e a precarização do trabalho.
O número reduzido de bancários em função das demissões tem se refletido em filas nas agências e na piora da qualidade do atendimento. Os bancários, são obrigados a trabalhar no limite e, sobrecarregados, não conseguem atender a demanda dos clientes.
Os funcionários do banco exigem o fim das demissões e da rotatividade.
Exigimos mais respeito e a valorização dos bancários e clientes. E condições dignas de trabalho para melhorar as condições de trabalho.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região