Digitalização das operações trouxe impactos para unidades da Baixada Santista
A tendência de digitalização dos serviços bancários teve reflexos nas agências da Baixada Santista. Enquanto, de acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), quase oito em cada dez transações realizadas no Brasil são feitas em canais digitais, a região viu cerca de 30 agências físicas fecharem as portas nos últimos três anos.
O número foi apontado pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região, que vê essa tendência com preocupação. O presidente do Sindicato, Élcio Quinta, teme que, com a digitalização, o público que não domina o acesso à internet tenha mais dificuldades para ser atendido pelos bancos. “Isso faz com que esse público seja empurrado para terceiros que fazem esse serviço, o que chamamos de franja do sistema financeiro, como casas lotéricas e supermercados, que não têm a mesma segurança de um banco para receber contas e atender. É mais desconfortável”.
Além da dificuldade no atendimento, as demissões de funcionários das agências fechadas acendem um alerta no sindicato. Segundo Quinta, em toda a região foram despedidos 336 funcionários nos últimos três anos. “(O cenário) não justifica a demissão e fechamento em massa de agências. Os principais bancos seguem tendo lucro”.
A Febraban acrescenta que, na pesquisa que realizou, os smartphones apareceram como responsáveis por 66% de todas as operações feitas no País. Os brasileiros fizeram, em 2022, 163,3 bilhões de transações nos vários canais de atendimento disponibilizados pelos bancos – alta de 30% ante 2021. A taxa de crescimento, a maior já registrada na história das transações, teve como principal influenciador o desempenho do mobile banking, com alta de 54%.
“Pelos canais digitais dos bancos, é possível fazer pagamentos de contas, transferências, contratações de crédito, investimentos e aplicações, consultas de saldos e extratos, contratar seguros e planos de Previdência, renegociar dívidas, entre outras operações”, pontua a federação.
Empregos
Em relação à extinção de postos de trabalho, a Febraban pontuou que, ao longo dos anos, o nível de emprego tem se mantido estável e o avanço dos serviços digitais proporciona a contratação em grande volume de profissionais, especialmente, em áreas como a Tecnologia da Informação (TI) e segurança contra fraudes digitais, por exemplo.
Mudanças
A Caixa Econômica Federal pontuou que não encerrou agências na região. Contudo, duas unidades de Santos, localizadas na Ponta da Praia e Rua Braz Cubas, no Centro, terão o atendimento migrado para as agências do Praiamar Shopping e da Av. Ana Costa, respectivamente, no dia 19. Em Guarujá, a agência da Praia da Enseada compartilha espaço com a Agência Guarujá.
O Bradesco, por sua vez, disse em nota que tem promovido mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte de suas agências em unidades de negócios. “É um processo que vem sendo adotado há algum tempo, pois 98% das operações feitas pelos clientes acontecem em canais digitais”. O Bradesco diz que algumas agências passam por adequação do seu tamanho físico e outras por unificação com unidades próximas.