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Depois da pressão, Santander proíbe bancários de utilizar WhatsApp Business

11 de agosto de 2021

Segundo denúncias, gerentes do Santander estavam sendo orientados a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco

 

O movimento sindical pressionou, após denúncias, e o Santander proibiu a utilização do aplicativo WhatsApp Business para tratar de assuntos relacionados ao banco, e que as reuniões institucionais são realizadas via aplicativo Microsoft Teams.

 

De acordo com as denúncias, os gerentes do Santander estavam sendo orientados a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco. “Se o movimento sindical não fica atento o Santander explora. Denuncie”. Diz Fabiano Couto, dirigente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Santander.

 

O problema, contudo, é que o telefone continuava funcionando mesmo depois do expediente e nos finais de semana. Além disto, a utilização de telefone próprio para tratar de assuntos bancários pode caracterizar infração à Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor recentemente.

 

Em reunião com sindicalistas, os representantes do banco informaram que está proibida a utilização do aplicativo WhatsApp Business para os bancários tratarem com clientes assuntos relacionados ao banco.

 

Também informaram que o número de telefone fixo da mesa, que antes era no banco, agora foi transferido o canal do Superlinha, segundo o banco para facilitar o acesso e atendimento aos clientes via canais digitais.

O RH disponibilizou um guia com orientações e boas práticas para utilização do WhatsApp, disponível na academia do Santander, para o caso o bancário utilize o aplicativo para conversas com o cliente.

 

O banco se comprometeu a disponibilizar ao movimento sindical o guia de boas práticas para utilização do WhatsApp, bem como reorientar todos os funcionários, especialmente os gerentes, com relação a utilização do aplicativo.

 

Caso o gestor continue pressionando para que faça atendimento pelo WhatsApp pessoal, ou para que permaneça utilizando o WhatsApp Business, o bancário deve denunciar ao Sindicato, que irá informar o RH para que reforce a orientação. A identidade do bancário que fizer a denúncia é mantida em sigilo.

Fonte: SEEB de São Paulo com edição da comunicação do SEEB de Santos e Região

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Publicado por: Gustavo Mesquita

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