Início Notícias Itaú Demissões no Itaú: COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Itaú

Demissões no Itaú: COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos

10 de setembro de 2025

A coordenação da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu, terça-feira (9), com o banco para pedir a revisão das mais de 1.000 demissões realizadas pelo banco na segunda-feira (8). O banco aceitou avaliar apenas as demissões de pessoas adoecidas.

A maioria dos desligamentos ocorreu na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (Seeb-SP), de bancárias e bancários que trabalhavam no Centro Tecnológico (CT), CEIC e Faria Lima em regime híbrido ou integralmente remoto. A justificativa do banco foi que esses empregados estavam sendo monitorados há mais de seis meses e foi detectada “baixa aderência ao home office”.

Transparência

Conforme o COE, as pessoas foram monitoradas por seis meses e o banco não deu nenhum alerta sobre a alegada baixa aderência. Não houve nenhuma possibilidade de se opor, ou de se defender. Não houve qualquer advertência prévia aos trabalhadores, nem qualquer diálogo com o sindicato, num claro desrespeito aos bancários e à sua representação sindical.

O banco afirma que os desligamentos se baseiam em registros de inatividade nas máquinas corporativas, em alguns casos, períodos de quatro horas ou mais de suposta ociosidade. No entanto, consideramos esse critério extremamente questionável, já que não leva em conta a complexidade do trabalho bancário remoto, possíveis falhas técnicas, contextos de saúde, sobrecarga, ou mesmo a própria organização do trabalho pelas equipes, dizem os sindicalistas.

Conforme o movimento sindical, as reuniões são monitoradas por assuntos, tema, participantes, as metas são controladas constantemente, produtividade e a geolocalização de todos é controlada pelo ponto eletrônico. Os trabalhadores têm sua privacidade invadida a todo momento. O assédio passou a ser digital.

O COE solicitou negociação sobre o Acordo de Teletrabalho e que haja transparência das medidas que são tomadas pelo banco, para que as pessoas tenham ciência de todo o monitoramento. Lembraram que o acordo vence em dezembro e as negociações já vão começar.

Reposição já!

No último semestre, o Itaú obteve lucro superior a R$ 22,6 bilhões, com rentabilidade em alta. É o maior banco do país em ativos. Mesmo com esse resultado, segue extinguindo postos de trabalho: em 12 meses, o banco cortou 518 postos de trabalho, reduzindo o quadro de pessoal da holding a 85.775 empregados.

Portanto, nada justifica as demissões. Para melhorar o ambiente de trabalho, o Itaú precisa contratar mais bancários.

Nos anos de 2023 e 2024, 57,1% das licenças por acidente de trabalho concedidas a bancários foram causadas por transtornos mentais e comportamentais.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco