fbpx
Início Notícias ‘Crianças começarão a morrer de sede’: Gaza enfrenta seca provocada pelo homem
Notícias

‘Crianças começarão a morrer de sede’: Gaza enfrenta seca provocada pelo homem

Redes Sociais/ONU

20 de junho de 2025

A Faixa de Gaza sitiada, que está sob ataques israelenses desde outubro de 2023, está enfrentando uma seca causada pelo homem devido ao colapso de seus sistemas de água, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Há meses, Israel destruiu instalações de tratamento de água.

“As crianças começarão a morrer de sede”, disse o porta-voz James Elder aos repórteres em Genebra.

“Apenas 40% das instalações de produção de água potável permanecem funcionais”, disse ele

A intensificação do conflito entre Israel e Irã está longe de significar uma trégua para os palestinos na Faixa de Gaza. A ofensiva permanece em alta no enclave. Ontem, a Defesa Civil de Gaza informou que ataques das forças israelenses deixaram 76 pessoas mortas, 21 delas enquanto buscavam ajuda humanitária no território palestino, devastado após mais de 20 meses de guerra.

Porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Basal informou à agência de notícias France Presse (AFP) que 10 pessoas morreram perto de Khan Yunis, no sul, seis das quais esperavam por ajuda. Outras 15 mortes ocorreram no corredor de Netzarim, no centro do território palestinos, onde milhares de pessoas se aglomeram todos os dias na expectativa de receber alimentos.

Gaza: 397 assassinadas em menos de um mês

Segundo Basal, outras 51 pessoas morreram em nove ataques israelenses na Cidade de Gaza e no norte do território palestino, governado pelo movimento palestino Hamas.

No início de março, o governo de Benjamin Netanyahu impôs um bloqueio humanitário ao enclave palestino, causando grave escassez de comida, medicamentos e outros itens essenciais.

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), organização apoiada pelos Estados Unidos e por Israel, começou a distribuir ajuda no fim de maio, mas as entregas têm sido marcadas por cenas caóticas e tiroteios nos arredores do centro, onde multidões se reúnem para aguardar as entregas.

Em menos de um mês, desde que a GHF iniciou os trabalhos, 397 pessoas foram mortas e mais de 3 mil ficaram feridas ao tentar chegar aos pontos de distribuição de ajuda em Gaza, conforme os últimos dados do Ministério da Saúde do governo do Hamas, cujos números são considerados confiáveis pela ONU.

Basam Abu Shaar, um palestino deslocado, disse à AFP que milhares de pessoas se reuniram na madrugada de ontem na esperança de coletar alimentos antes da abertura do local administrado pela GHF. “Por volta da 1h, começaram a atirar em nós. Os disparos de tanques, aviões e bombas lançadas por drones se intensificaram”, disse à AFP por telefone.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco