O Banco Central elevou sua projeção de alta do crédito livre para pessoa física em 2024 para 10%
As concessões de crédito mais vinculadas ao consumo têm registrado um notável aumento, o que está contribuindo para estimativas mais otimistas de expansão da economia neste ano. Segundo dados do PicPay, em janeiro, o crédito livre à pessoa física associado ao consumo subiu 14,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o crédito mais ligado a dívidas teve um aumento de 7,1%. O Banco Central também elevou sua projeção de alta do crédito livre para pessoa física em 2024 de 9% para 10%, indicando um ambiente favorável para o consumo, segundo reportagem do Valor.
O economista-chefe do PicPay, Marcos Caruso, aponta que o cenário atual reflete uma melhoria na confiança tanto das famílias quanto das instituições financeiras em relação à tomada e oferta de crédito. A diminuição da taxa básica de juros (Selic) e a melhora nos índices de inadimplência estão entre os fatores que estão impulsionando essa retomada.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC mencionou em sua ata de março o “ciclo de crédito em fase de retomada” como um dos elementos que devem sustentar um “consumo resiliente”. O Itaú Unibanco também revisou suas estimativas de crescimento, elevando a previsão de expansão do PIB em 2024 de 1,8% para 2%, destacando uma perspectiva mais positiva para as concessões de crédito, especialmente para a pessoa física e o setor habitacional.