Denúncias apontam que bancários são retirados de agências fechadas por causa da Covid-19 e, ao invés de ficarem isolados, estariam sendo colocados em outras unidades, o que amplia risco de disseminação da doença
Depois do Santander ter três agências fechadas, em Santos, em menos de uma semana, porque trabalhadores testaram positivo para o novo Coronavírus (Covid-19 ), começam a chegar denúncias que o banco está realocando os bancários sem sintomas (o que não significa que estão sem o vírus) para outras unidades da Baixada Santista. Ou seja, pessoas que tiveram contato com colegas infectados estariam sendo obrigadas a ir trabalhar em outros locais junto com bancários e bancárias que não tiveram contato com os doentes.
As autoridades de saúde pregam e divulgam exatamente o contrário. Ter contato direto com alguém que teve a doença confirmada é considerado fator de risco para Covid-19.
“Espalhar o vírus é o que o Santander pode fazer por você hoje? Garantimos o fechamento de três agências em Santos, no Centro, Gonzaga e Ponta da Praia, porque em cada uma houve um caso confirmado. O banco alega que os demais trabalhadores das agências afetadas serão colocados em isolamento, mas as denúncias estão indicando que o banco espanhol prefere arriscar a saúde de funcionários e usuários. Isso é inadmissível e faz do banco um potencial disseminador da doença para toda a população. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região irá acionar todas as medidas cabíveis contra esse absurdo”, avisa o secretário de imprensa do Sindicato e funcionário do Santander, Fabiano Couto.
O dirigente sindical reforça a importância dos bancários e bancárias denunciarem os abusos e assédios do banco por meio do fale conosco do Sindicato, cujo anonimato é garantido. “Quanto mais denúncias chegarem, mais força a categoria tem para coibir os ataques e descasos contra os trabalhadores e trabalhadoras”.
Acompanhe as novidades e informações para a categoria pelas nossas redes sociais: facebook, instagram, twitter, telegram e whatsapp.
Acesse aqui o fale conosco do Sindicato
Crédito: Google maps
Fonte: Comunicação Seeb Santos e Região