Pesquisa revela que 73% dos entrevistados não sabem ou não tem certeza sobre a Conferência. Apesar disso, 86% dizem que o meio ambiente deve ser tratado com prioridade
A COP30 começou segunda-feira (10), em Belém (PA). Mesmo com grande repercussão sobre a Conferência, que reúne líderes de 193 países-membros e cinco territórios, sete em cada dez brasileiros não sabem do que se trata ou nunca ouviram falar sobre, de acordo com a agência Ponto MAP.
O levantamento aponta que 73% dos entrevistados não sabem ou não têm certeza sobre a Conferência.
Segundo a pesquisa, divulgada pelo Valor, mesmo com o desconhecimento sobre a COP, a importância da preservação ambiental está na agenda dos entrevistados, sendo que 86% revelaram que o meio ambiente é tido como prioridade para eles.
Na avaliação de Marilia Stabile, presidente do conselho da agência de análise, o debate sobre o meio ambiente ainda é muito técnico e o uso de jargões e discurso acadêmico afasta o cidadão comum.
O estudo indica que a geração Z, que corresponde aos nascidos entre 1997 e 2010, em média, é a mais distante do tema, com 53% que não sabem o que é a COP30 e 61% não sabem onde será realizada.
Apesar do desconhecimento, 56% dos participantes entendem que as mudanças climáticas já atrapalham sua rotina, e para 40% elas afetam o bem-estar. Porém, apresenta-se como desafio o fato de apenas 33% afirmarem ter hábitos de preservação, reciclagem ou consumo consciente.
Foram ouvidas 1.546 pessoas de todas as regiões, totalizando 559 municípios. Conforme foi divulgado, 52% dos entrevistados são mulheres e 48% são homens. Mais de 50% dos participantes têm mais de 35 anos e correspondem às classes C e D. A margem de erro é de 2,4%.