fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Caixa responde a algumas propostas, mas tem que avançar!
Caixa Econômica Federal

Caixa responde a algumas propostas, mas tem que avançar!

15 de agosto de 2024

Os sindicalistas estiveram reunidos quarta-feira (14) com representantes da Caixa na 7ª rodada de negociação visando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do pessoal da Caixa.

Durante a negociação, foram apresentadas respostas a algumas propostas previamente discutidas, mas, de acordo com os representantes dos empregados, é preciso avançar na definição de alguns pontos. Os trabalhadores também cobraram respostas para os demais temas apresentados.

Entre os pontos positivos está a promessa de ampliar a diversidade, priorizando a inclusão das mulheres em cargos de liderança, e o acolhimento para bancários (e demais envolvidos) vítimas de sequestro ou roubos por conta do trabalho.

Os dirigentes sindicais dizem que o avanço importante é a promessa de prestigiar a diversidade, com planos de ter 30% de mulheres na alta administração nos próximos anos. Nos demais cargos diretivos, até 2028, a Caixa se compromete a ter 45% de mulheres e 27% de negros, pardos e índios.

Entre as pautas discutidas estão a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do pessoal da Caixa; liberação de horas para estudo dentro da jornada; criação de ⁠comissões regionais de diversidade; ⁠equidade no Processos Seletivos Internos (PSI); criação do ⁠Grupo de Trabalho Saúde; ⁠Programa Saúde; ⁠entre outros.

Comunicação

Os sindicatos solicitaram ampliação dos canais de divulgação de matéria de interesse da categoria: além dos malotes convencionais, usados na Caixa, com periodicidade 3x por semana, os representantes cobram o fornecimento dos endereços eletrônicos de cada um dos bancários e bancárias, para que as informações cheguem com celeridade.

Sinistros

Os temas segurança e apoio psicológico, como os riscos de sinistros que bancários estão expostos. Como sequestros e roubos. A reivindicação é de que o acolhimento seja estendido a todos os presentes no momento do ato criminoso, seja na modalidade sequestro ou roubo, independentemente do vínculo familiar.

A Caixa deve oferecer integral apoio psicológico tanto para os empregados quanto para os terceirizados que estejam trabalhando na agência onde o crime venha a ocorrer.

Diversidade

Foi assegurado, pelo movimento sindical, que as bancas de avaliação para os Processos Seletivos Internos (PSI) contemplem a diversidade, como compromisso com a inclusão.

Mais detalhes serão publicados.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons