Se Liga

Caixa: lucro trimestral bate recorde

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Caixa: lucro trimestral bate recordeFernando Diegues

Resultado histórico deve-se à redução do número de funcionários; Movimento sindical denuncia intenção privatista do governo.

O lucro líquido da Caixa Econômica Federal no primeiro trimestre de 2018 foi de R$ 3,2 bilhões, o maior lucro trimestral já alcançado pelo banco público. O resultado, divulgado na quinta-feira 24, representa aumento de 114,5% em 12 meses.

 

# Alerta: Seus direitos estão ameaçados!

 

Entre os fatores que contribuíram para esse crescimento estão a redução em 39% nas despesas de intermediação financeira e a diminuição do quadro de funcionários que a Caixa vem promovendo desde 2017.

 

As despesas de pessoal apresentaram redução de 4,6%. Excluída a PLR, a queda é de 12,5% em relação ao mesmo período de 2017. O principal item que explica essa queda é a redução de gastos com salários dos funcionários, com queda de 15%.

 

# Curta o Sindicato no Facebook

 

Entre o primeiro trimestre de 2017 e o primeiro trimestre de 2018, a Caixa fechou 4.794 postos de trabalho e ainda diminuiu em 698 o número de estagiários e aprendizes. Apenas nos últimos três meses, o número de postos de trabalho fechados foi de 1.320.

 

Esta redução do número de empregados é prejudicial e injustificada, uma vez que a receita do banco só com o que cobra dos clientes pode perfeitamente cobrir a folha de pagamento. As receitas de tarifas e prestação de serviços chegaram a R$ 6,4 bilhões, o que representa aumento de 6,2% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Apenas com essa receita, a Caixa cobre 113% do total das despesas de pessoal – inclusive PLR.

 

# Não fique só, Fique Sócio!

 

Essa política de enxugamento do banco revela a intenção do governo em privatizá-lo. Querem passar a imagem de que o banco é ineficiente, mas os balanços mostram o contrário, que a Caixa é extremamente rentável, apesar do desmonte que fazem na instituição há dois anos. Essas medidas, além de prejudicar a saúde dos empregados, que ficam sobrecarregados, interfere também na qualidade do atendimento, causando filas nas agências e transtornos para toda a população. Os bancos públicos desempenham um papel fundamental na economia brasileira, pois são um importante instrumento de política econômica e de promoção ao desenvolvimento econômico e social.

 

Nos últimos 12 meses, a Caixa fechou 25 agências e 37 postos de atendimento.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

Fonte SEEB SP
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!