Representação dos trabalhadores ressalta que, para o pagamento dos deltas no ano que vem, todos os grupos de funcionários sejam reconhecidos e a avaliação não se limite à exigência de cumprimento de metas comerciais
O Grupo de Trabalho de Promoção por Mérito da Caixa Econômica Federal voltou a se reunir, terça-feira (27), para dar continuidade às negociações iniciadas na semana passada, para definição dos critérios para pagamento dos deltas do período 2023-2024 às empregadas e empregados do banco. Os critérios são debatidos todos os anos pelo GT formado por representantes do banco e dos trabalhadores. O banco apresentou os dados do pagamento dos deltas referentes a 2022, recebidos pelos trabalhadores no ano corrente.
Promoção 2022-2023
Todos as empregadas e empregados que cumpriram os critérios definidos receberam um delta referente à promoção por mérito de 2022. Foram excluídos quem trabalhou menos do que 180 dias em 2022 (1.752 empregados); que tinham alguma penalidade de suspensão (79); registro de censura ética (1); teve uma ou mais falta injustificada (718); ou estavam com contrato de trabalho suspenso na data do pagamento (139). Os 3.446 empregados que chegaram ao teto da carreira não recebem o delta distribuído linearmente a todos os demais. Alegando problemas de orçamento, em 2023 a Caixa distribuiu apenas um delta linearmente e não distribuiu o segundo delta da promoção por mérito de 2022.
Entre todos que receberam a promoção, 6% eram chefes de unidade, 24% de média gestão, 45% de função técnica e 25% sem função gratificada. Com relação ao local de trabalho, 72% dos que receberam trabalham na rede de agências, 20% em filiais e 8% na matriz.
Premissas da Caixa
A Caixa realizou algumas pesquisas no mercado para saber como são feitas as promoções por mérito em outras empresas e apontou algumas das premissas utilizadas, como:
- Reconhecimento aos empregados que mais se destacaram;
- Incentivo à busca pelo desenvolvimento profissional;
- Impulso ao crescimento estratégico;
- Manutenção do equilíbrio financeiro da instituição.
Após a apresentação da análise do mercado, o banco apontou algumas inspirações que podem ser utilizadas na promoção por mérito da Caixa, entre elas:
- Reconhecimento do empregado que busca seu desenvolvimento profissional;
- Valorização de princípios sustentáveis, com equilíbrio de aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais, para atender necessidades de todas as gerações;
- Humanização das relações de trabalho, com inclusão e respeito às diversidades;
- Estímulo à criatividade, à cultura empreendedora e às competências.
Os sindicalistas disseram que, em muitas agências da rede, a busca pelo desenvolvimento profissional é dificultada pela indisponibilidade de horário para a realização de cursos da Universidade Caixa, por exemplo. Portanto, será preciso dar oportunidade aos empregados para obter esse desenvolvimento. Em muitas unidades o atendimento é muito. Também por isso é necessário contratações.
Os trabalhadores lembraram também de outro ponto já trazido na reunião passada, com relação ao atendimento não comercial, principalmente relacionado aos programas de benefícios sociais do Governo Federal. Mas, não podemos nos esquecer que existe um grupo de empregados atendendo o social para que os demais consigam bater as metas. “Esses não podem ser prejudicados e tem que haver justiça para eles”, finaliza Mateus Lima, dirigente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e empregado da Caixa.
Próxima reunião
A próxima reunião ficou agendada para o dia 13 de julho, às 10h30.