Banco público também é fundamental para o atendimento da população nas cidades sem interesse comercial dos bancos privados, para o desenvolvimento regional e a descentralização da economia
Nesta sexta-feira (12) celebramos os 163 anos da Caixa Econômica Federal e ressaltar sua importância como banco público que cumpre seu papel para o desenvolvimento social e econômico do país, afirmam sindicalistas.
A Caixa tem papel fundamentalmente social no atendimento da população brasileira em todo o território nacional, principalmente nas cidades nas quais os bancos privados não demonstram interesse em atuar e alegam que agências nestes locais não trazem retorno financeiro.
É importante ressaltar a importância das empregadas e empregados na execução de todas essas tarefas que tornam a Caixa um banco importante para o país.
História
No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. A CAIXA sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, apoiando e ajudando o Brasil.
Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.