Início Notícias Brasil desmente fornecimento de urânio ao Irã: “Fake news”
Notícias

Brasil desmente fornecimento de urânio ao Irã: “Fake news”

Brasília (DF), 15/052023 - Matéria Fake News . Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

17 de junho de 2025

Única empresa autorizada pela União a extrair e processar urânio em território nacional, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) negou, em nota enviada à coluna, boatos que circulam nas redes sociais sobre suposto fornecimento de urânio brasileiro ao Irã.

“A informação de envio de urânio da INB para o Irã é uma fake news. A INB não tem qualquer negócio com o Irã e jamais teve. Só somos autorizados a produzir urânio para fins pacíficos — produção de energia elétrica, agricultura, medicina e preservação de obras de arte —, o que é acompanhado de perto pelos órgãos de controle: Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Ibama”, informou a estatal.

A empresa esclareceu ainda que, em relação a exportações, realiza o envio de yellowcake (concentrado de urânio) para o exterior — especificamente para a Rússia —, onde o material passa por processo de conversão em gás. Esse gás, segundo a INB, retorna ao Brasil para ser enriquecido na unidade de Resende (RJ), e então transformado em elemento combustível utilizado nas usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ).

A operação, de acordo com a estatal, é comum no ciclo do combustível nuclear e está prevista para ocorrer novamente no segundo semestre deste ano.

Compartilhe
Fonte: Metrópoles Escrito por: Felipe Salgado Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco