Campanha Nacional dos funcionários do Bradesco contra fechamento de agências, defesa do emprego e pelo respeito aos clientes, aos bancários e a sociedade
“Desde a pandemia o Bradesco vem implementando uma política desastrosa de demissão em massa, fechamento de agências, retirando portas giratórias, diminuindo seguranças num total desrespeito aos funcionários, clientes e usuários que estão tendo um ambiente de trabalho e um atendimento precarizado pelo banco, além da falta de segurança!”, descreve Messias Ferreira, dirigente sindical do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Bradesco.
O Bradesco começou 2023 com 86.212 empregados e queda de 1.276 postos de trabalho em doze meses e de 2.169 postos fechados em relação ao trimestre anterior. Por outro lado, o total de clientes do banco aumentou em 1,9 milhão, totalizando 76,7 milhões de clientes.
“As unidades ficaram abarrotadas de clientes e usuários, falta ainda segurança, já que muitas portas giratórias foram arrancadas e o lucro de R$ 4.280 bilhões no trimestre demonstra que o Bradesco não precisa demitir trabalhadores ou fechar agências e pode sim contratar mais. Com o número de bancários em queda e o de clientes aumentando as consequências são sobrecarga de trabalho, adoecimento e piora no atendimento”, afirma Ednilson Santos, diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Bradesco.
Somente com o que arrecada com serviços e tarifas bancárias, uma receita secundária, o Bradesco cobre em 122,7% suas despesas com pessoal, incluindo a PLR.
Uma Campanha Nacional está organizada pelo movimento sindical para alertar à população sobre o caos que estão vivendo funcionários e clientes no banco!