Empresa afirma que, nos próximos dias, deve apresentar um plano para consolidar pedidos do movimento sindical
A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e a empresa realizaram, na tarde desta segunda (13), a primeira mesa de negociação sob a nova gestão do BB. O tema da mesa foi o teletrabalho remoto institucional (TRI).
De acordo com representantes da CEBB, na reunião o banco acolheu as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras, que é aumentar o público que pode acessar o teletrabalho e as áreas habilitadas, com estrutura para que o funcionário possa realizar suas atividades de casa. O banco também se comprometeu a, nos próximos dias, marcar uma nova data para apresentar avanços nesse sentido.
Na mesa anterior sobre teletrabalho, que ocorreu em novembro passado, os porta-vozes do banco afirmaram que, até aquele momento, somente 9.849 funcionários estavam exercendo a modalidade do trabalho remoto.
No encontro desta segunda, o banco informou que, atualmente, cerca de 14 mil funcionários estão com acordos assinados para exercer o teletrabalho. Para o movimento sindical, ainda há espaço para avançar significativamente na implementação do home office. O BB tem muitas áreas onde é possível que o funcionário trabalhe de casa, como por exemplo os escritórios, as Centrais de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBB), área de serviço de atendimento ao cliente (SAC) e cargos de gerência.
Pelas regras vigentes, o TRI pode ser exercido em apenas dois dias por semana, ou seja, menos de 50% dos dias úteis, o que impede o direito de receber a ajuda de custo conquistada no novo Acordo Coletivo de Trabalho. Além disso, cada departamento pode ter, ao dia, ausência de, no máximo, 30% dos seus trabalhadores em home office, considerando ausências físicas programadas, como férias e abonos.
O próximo passo indicado pelo banco será a apresentação de um plano para consolidar os pedidos do movimento sindical que, como regra, será encaminhado ao Conselho Diretor (CD) para aprovação das medidas.